Capa Leocádio

Leocádio, o leão que mandava bala

Ele não sabia que fazia tanta diferença ou pudesse ser uma estrela, apenas tinha uma vontade imensa de comer quilos e quilômetros de marshmallow.

Resenha literária

Imagine um leão de juba bem aparada e penteada, usando chapéu-coco, sobretudo com flor na lapela, calças compridas, dando seis autógrafos ao mesmo tempo para as crianças e fumando um charuto — na verdade, não é um charuto, mas outra caneta tinteiro na boca para ele habilmente assinar seu nome! Pois este é Leocádio, o famoso leão, o melhor atirador de todo o mundo... Porém não é este o começo da história que tio Shelby conta, mas é o ápice da carreira de um animal selvagem que conquistou muita coisa no berro, além, é claro, de uma dose extra de curiosidade, outro tanto de talento para aprender tudo o que os homens acreditam fazer de bom!

Neste livro escrito e ilustrado por Shel Silverstein, encontramos a primeira história que o dramaturgo e cartunista escreveu para crianças, em 1963, assumindo o papel de um narrador-coadjuvante dentro do enredo, o tio Shelby que, atravessando a rua para comprar um cachorro-quente, é interpelado por um jovem leão recém-chegado à cidade. A história pertence à tradição das fábulas e histórias de animais, revelando ainda hoje aos leitores a sua crítica moral aos costumes modernos, a busca por realizar os desejos num mundo regado pelas promessas do marketing e o consumismo, e também um alerta sobre as encruzilhadas, a perda da identidade e os sentimentos de pertencer ao não-lugar entre o que é da natureza e o que é da civilidade.

O livro começa e se encerra numa caçada na selva, no tempo em que Leocádio era muito jovem, nem tinha nome próprio, e muito depois, quando o velho leão descobre o quanto se transformou na selva de prédios, elevadores, business e fama na tumultuosa Chicago.

Sobre Sheldon Allan Silverstein

Shel Silverstein nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, começando a escrever e a desenhar desde a adolescência, publicando suas primeiras histórias em um jornal militar chamado Pacific and Stripes, enquanto serviu o exército americano na Coreia, da década de 1950. Logo depois, colaborou para a revista Playboy, durante seis anos, conquistando fama internacional. Estreou na literatura com o livro Uncle Shelby’s ABZ Book que, despertando a simpatia e a curiosidade de editor de livros para crianças, convidaria Shel Silverstein a propor histórias para este novo público, estreando em 1963 com o título Leocádio, o leão que mandava bala.

Ver mais

Sobre Antonio Guimarães

Antonio Guimarães da Silva Pinto é um intelectual português da área de Letras, privilegiando temas como a literatura novilatina, o humanismo português, a controvérsia religiosa. Formado em Filologia Clássica (1978), possui mestrado em Literaturas Clássicas pela mesma Universidade de Coimbra (1995) e doutorado em Ciências da Literatura pela Universidade do Minho (2001); foi professor na Universidade de Granada, na Espanha, e também professor adjunto de latim e grego na Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Ver mais

Informações técnicas

ISBN: 9788574068381

EAN: 9788574068381

Páginas: 112

Dimensões e acabamento

1.3 × 18.5 × 23.2 cm

Peso: 445 g

Acabamento: Capa-dura

Competências gerais BNCC

Tipos de leitura

Gêneros

Assuntos

Ah, que pena!

Este título está esgotado