O Clube Quindim é mais uma vez curador da área infantil da Casa LIBRE & Casa Santa Rita de Cássia, na Flip, a maior festa literária do País. A programação está deliciosa de acompanhar: muita conversa com escritores, ilustradores, editores e especialistas sobre o que mais amamos: literatura infantil!

Vamos ocupar a Flip com literatura infantil?

O convite é feito em um momento urgente, em que pouco se tem valorizado, no cenário brasileiro, a literatura formadora de leitores. A ideia é reunir escritores, ilustradores, editores e especialistas em torno de temas tão importantes como o racismo na literatura infantil, os novos modos de pensar a produção do livro infantil, mais coletivo e horizontal, a formação do leitor em família, além dos muros escolares, e a censura sob a qual a literatura infantil é sujeita, principalmente na esfera econômica. Tudo isso com convidados mais que especiais!

Confira o que preparamos para vocês na Flip 2019:

Catia luciana pereira flip 2019
Catia Luciana Pereira, também conhecida como Catita, é professora do Colégio Bandeirantes e escritora e irá conversar sobre o racismo que persiste nas edições infantis de hoje, e o desafio de se trabalhar a verossimilhança para um leitor, a criança, que não tem repertório sócio-histórico.

11/7, quinta, 10h | Quando o racismo de ontem sobrevive nas edições infantis de hoje: como lidar?

Cidinha da Silva – escritora

Mell Brites – Companhia das Letrinhas

Catia Luciana Pereira – professora

Mediação: Lu Bento – canal A Mãe Preta

erika astronauta flip 2019
Erika Astronauta é uma das fundadoras do Coletivo Jacaré na Porta, um grupo de artistas que se reuniu para trabalhar o processo criativo e de produção de modo horizontal, buscando viabilizar projetos por meios alternativos, como o Catarse. Seu livro O Grande Pato, publicado dessa maneira, conseguiu chegar a leitores de todos os estados do Brasil ao ser selecionado pelo Clube Quindim, em maio de 2019.

12/7, sexta, 11h30 | O livro para criança como ação coletiva: esforço comum em busca de novos modelos

Paulo Verano – Coletivo Alice

Erika Astronauta – Coletivo Jacaré na Porta

Lizandra Magon de Almeida – Coletivo Coesão Independente

 Mediação – Renata Nakano

carol delgado flip 2019
Carol Delgado é antropóloga e criadora do Puxadinho, um laboratório de experimentações antropológicas, entre as quais um clube do livro. Junto de Bia Reis e Dauana Vale, ela conversará com Volnei Canônica sobre o desafio de fazer com que a leitura literária seja vista como um momento de afeto e prazer, e não uma obrigação escolar.

12/7, sexta, 17h30 | Leitura em família: a literatura infantil além dos muros escolares

Bia Reis – O Estado de S. Paulo

Dauana Vale – Entrelinhas.Literatura

Carol Delgado – Puxadinho

Mediação – Volnei Canônica

Penelope martins
Cadê as Bruxas? Penélope Martins (foto) e Rosana Rios realizam performance de leitura dos mais diferentes textos sobre bruxas selecionados da literatura infantil universal. A censura, seja ela de um governo ou econômica, sempre esteve presente na literatura infantil e é pauta desta mesa.

14/7, domingo, 10h | Cadê as bruxas? Escritoras contra a censura na literatura infantil

Penélope Martins

Rosana Rios

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!