Ícone do site Revista | Clube Quindim

O lado bom da internet

Homem sorrindo, de fone de ouvido, segurando um celular na mão e de frente a um notebook e uma pequena pilha de livros ao seu lado. O lado bom da internet.

Ainda em 2022, vamos atingir o impressionante marco de mais de 5,2 bilhões de pessoas no mundo todo com acesso à internet. Como nem sempre é fácil dimensionar números tão grandes, pense no seguinte: por volta de dois terços da população mundial, que segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) deve chegar a 8 bilhões de pessoas em novembro deste ano, acessa a rede mundial de computadores.

Sabemos que existem diversos cuidados que devemos tomar para que esse uso seja criterioso e seguro, especialmente quando falamos de crianças e adolescentes. Mas não podemos negar que muitas coisas boas surgiram a partir da Internet, e outras tantas se tornaram mais acessíveis com o passar dos anos.

Vem com a gente do Clube Quindim conversar sobre o lado bom da Internet e tudo o que ela pode fazer para melhorar a nossa vida como indivíduos e, também, como sociedade.

Acesso à informação e a todo tipo de conhecimento

Sabemos que a distribuição e a qualidade do sinal de internet não é uniforme ao redor do mundo e, aqui no Brasil, isso não é diferente. Mas, quando a conexão é boa, a gente tem, literalmente, o conhecimento do mundo todinho na palma da nossa mão.

Além de canais de notícia, por meio dos quais podemos nos manter informados sobre os últimos acontecimentos, há muitos sites de qualidade que oferecem análise de especialistas em vários assuntos, capazes de nos ajudar a compreender fatos e contextos complexos sobre política, economia, saúde, educação e muito mais.

Mas, como não é só de conteúdo jornalístico que a gente vive, a internet também está repleta de pessoas dispostas a compartilhar gratuitamente seu próprio conhecimento e experiência sobre todo tipo de coisa.

Com isso, é possível encontrar dicas práticas para remover manchas de tênis, receita de bolo de liquidificador que fica pronto em poucos minutos, como levantar um muro, como acionar o Procon, como adestrar seu cachorro e por aí vai. A variedade é tão ampla quanto a profundidade dos temas. Assim, encontramos ensinamentos incríveis sobre Filosofia, Matemática, Medicina e até Física Quântica.

O mais importante ao buscar qualquer tipo de informação na internet é procurar fontes confiáveis. Para isso, dê sempre preferência aos sites de órgãos oficiais e daqueles que são referência no tema que você está buscando, além de meios de comunicação sérios e idôneos. Assim, você evita consumir informação falsa, incompleta e imprecisa.

Também ajuda muito fazer uma verificação de fatos, que consiste basicamente em conferir se uma mesma informação está disponível em pelo menos dois ou três sites, desde que sejam fonte de informação segura. E, claro, fica aqui um apelo muito importante: se você não tem certeza de que uma informação é verdadeira, não passe adiante.

Veja também: Fake news: preparando filhos para um mundo de notícias falsas.

Pesquisa de preços, compras e operações financeiras diversas

Atualmente é possível comprar todo tipo de coisa pela internet e receber com todo o conforto em casa. E, o melhor: fazer uma boa pesquisa e comparação de preços antes de passar o cartão, emitir o boleto ou fazer um PIX, sem precisar andar horrores para isso.

É claro que devemos buscar sempre os sites que possuem certificação de compra segura, além de conferir atentamente os dados do vendedor, do produto e do serviço. Vale a pena conferir a reputação da loja e as avaliações dos outros consumidores também, pois assim conseguimos evitar uma boa parte dos problemas que podem ocorrer nas compras online.

Comprar pela internet também facilitou bastante o acesso a produtos que não encontramos na nossa região, além do acesso aos itens vindos do exterior. Parece loucura mas, com a internet, a China está logo ali.

Vale falar rapidamente também sobre a facilidade de fazer algumas transações bancárias pela internet, como pagar contas, solicitar empréstimos, negociar dívidas, contratar seguros e muito mais, sem precisar ficar horas na fila para isso.

A comodidade dos serviços na porta de casa

Com a pandemia, além do boom dos aplicativos de entrega de alimentos e farmácia, surgiram vários outros serviços envolvendo tanto o delivery quanto a retirada na porta de casa.

Assim, com poucos toques, o lado bom da internet se revelou conectando pessoas a serviços fundamentais para elas, que vão desde a entrega de comida pronta até um profissional que leva o cão para passear duas vezes por dia, por exemplo.

Os entregadores, que foram e continuam sendo absolutamente essenciais para tantos desses serviços, ainda sofrem sem nenhum tipo de benefício ou segurança para a categoria.

A maior parte dos profissionais trabalha por meios próprios, durante uma quantidade altíssima de horas por dia, sem folgas, plano de saúde, seguro e muito mais, o que precisa ser urgentemente revisto, tanto pelas empresas que contratam os profissionais, quanto pelo Governo em si.

Entretenimento para todos os gostos

Música, teatro, vídeos, shows, dança, filmes e séries… Tem de tudo na internet, e muita coisa boa de graça! Seja qual for a sua preferência, é possível encontrar uma enorme variedade de conteúdo de todos os tipos para se divertir e se emocionar.

Os serviços de streaming, como YouTube, Netflix, Disney+ e outras plataformas, também transformaram a experiência do consumo de entretenimento. Uma boa parte da população ainda assiste regularmente a programação da TV aberta, mas seriados, programas de comédia, culinária e muito mais são amplamente procurados nos dias de hoje nesse serviço disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Inclusive, uma curiosidade: o YouTube já é a segunda rede social mais popular no nosso país, ficando atrás somente do WhatsApp.

o lado bom da internet nas Relações humanas

E, por falar em WhatsApp, os aplicativos de mensagem instantânea também mudaram a maneira como nós nos comunicamos e fazemos parte da vida e da rotina uns dos outros. Com ferramentas como essa, conseguimos falar em tempo real com pessoas de todo o mundo.

É claro que o lado bom disso é manter o contato com amigos e familiares que não estão fisicamente mais tão próximos de nós. Mas, como sempre, é preciso ficar atento aos exageros: enviar uma mensagem, e ela ser lida, não significa que será necessariamente respondida na mesma hora.

Isso pode gerar bastante ansiedade em algumas pessoas, então é sempre bom conversar sobre acordos envolvendo essas mensagens. Nas relações entre pais e filhos, por exemplo, em que o celular pode ser um instrumento de acompanhamento do pequeno quando estiver fora de casa com os colegas, converse com ele sobre a importância de dar notícias de tempos em tempos.

Para familiares de idosos que moram sozinhos, é possível usar a Internet como uma ferramenta para lembrar o horário e dosagem de medicamentos, checar se o idoso está bem ou se precisa de alguma coisa, e alertar vizinhos em caso de emergências.

Educação

A educação como um todo é, provavelmente, um dos setores que mais se transformou com a internet. Não estamos falando apenas do acesso a todo tipo de informação do mundo mas também de um tímido avanço na democratização do ensino.

Se antes somente uma pequena parcela da população tinha acesso a livros, por exemplo, hoje é possível encontrar versões digitais de diversos títulos, disponíveis para leitura na rede por um valor acessível.

Aqui vale fazer duas ressalvas importantíssimas: primeiramente, a Internet, por si só, não democratiza nada. É preciso garantir sinal de qualidade, computadores que funcionem, professores capacitados e bem remunerados em todo o país, além de transporte, alimentação e segurança para os alunos, para que possam fazer bom uso da Internet.

Segundo, direitos autorais são uma questão séria e relevante. Há muitos conteúdos de qualidade disponíveis gratuitamente na internet, mas também há muitos outros que são compartilhados sem conhecimento e autorização do autor, e muitas vezes sem dar os devidos créditos.

Participação e apoio a projetos e pessoas em qualquer lugar do mundo

As vaquinhas e rifas se tornaram virtuais, e agora é possível ajudar pessoas e causas do mundo todo, dos quais sequer ouviríamos falar sem a internet. Assim, é possível apoiar a publicação de um livro do seu autor favorito, a compra de computadores para a biblioteca comunitária, fornecer alimentos para uma ONG de resgate de animais e muito mais.

Ações como essa também nos ajudam a ampliar nossos horizontes, no sentido de perceber como não somos apenas nós que temos problemas e enfrentamos dificuldades. Da mesma maneira, também temos a oportunidade de ver que há muitas pessoas dispostas a praticar o bem e o altruísmo no mundo, nos inspirando a fazer o mesmo pela nossa comunidade.

A saída da própria bolha

A internet é uma grande janela para o mundo. Através dela, conseguimos aprender mais sobre indivíduos, grupos sociais e realidades diferentes das nossas. Isso nos ajuda a olhar outras pessoas com mais empatia, compreendendo que nem todos possuem as mesmas oportunidades e privilégios que nós.

Investigue e aprenda mais sobre conteúdos feministas, antirracistas, anti-capacitistas, sobre pessoas LGBTQIA+, a respeito de religiões e crenças diferentes das suas. Vá além das informações superficiais que muitas vezes apenas repetem o óbvio e perceba como muitas dessas pessoas compartilham dos mesmos ideais que você. Todos enfrentamos nossas próprias batalhas.

Sair da versão mobile