Ícone do site Revista | Clube Quindim

O que é hora da bruxa em bebês? Entenda e saiba o que fazer

o que é hora da bruxa

Entenda o que é e como lidar com a hora da bruxa nos bebês

Você sabe o que é hora da bruxa? Pode ser que este termo seja novo em seu vocabulário, mas, depois de ver a descrição do que estamos falando, provavelmente se lembrará desses momentos ou até mesmo esteja passando por eles agora mesmo.

Seu bebê está super tranquilo durante o dia, com seu comportamento normal. Porém, quando chega o período do final da tarde até a noite, parece que alguém beliscou o bebê e não quer mais soltar, já que ele começa a chorar e gritar inconsolavelmente.

O nome “a hora da bruxa” não vem de nenhum conto de fadas ou dos livros daquele bruxo tão famoso, com uma cicatriz na testa. Porém, fique tranquilo: a situação pode trazer algum grau de preocupação, mas ela é passageira.

Continue com o Clube Quindim para aprender tudo o que precisa saber para evitar a hora da bruxa e, caso ela apareça, o que fazer para mandá-la embora.

O que é hora da bruxa e quanto tempo dura?

É um período agitado pelo qual praticamente todos os bebês passam, que geralmente acontece no mesmo horário todos os dias, entre 17h e 0h.

A hora da bruxa no bebê costuma começar entre sua 2ª e 3ª semana de vida, atinge seu pico por volta da 6ª semana e diminui a partir dos 3 meses de vida. Enquanto isso, o bebê pode ficar mais inquieto que o normal e ser difícil de consolar, mesmo ao se fazer o que geralmente funciona nesse sentido.

O bebê pode tanto querer mamar com muita frequência quanto não querer mamar de jeito nenhum. Ele também pode parecer super cansado, mas não dormir. Por vezes, até parece que nem o próprio bebê sabe o que quer – o que, de fato, pode ser verdade.

Costuma ser uma tarefa árdua acalmar os pequenos quando passam por tais momentos, e uma das melhores sugestões é manter a calma para lidar com a situação.

Por que acontece a hora da bruxa?

Alguns dos principais fatores que podem levar à hora da bruxa são os seguintes:

Veja também: Recém-nascido: marcos do desenvolvimento e outras angústias

Como evitar a hora da bruxa?

Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Por isso, saiba que as seguintes dicas podem ajudar seu bebê a não passar por este momento ou pelo menos amenizá-lo:

Como lidar com a hora da bruxa em bebês?

Se não foi possível prevenir, ainda é possível amenizar a situação até que o bebê se acalme. As seguintes sugestões podem ser valiosas:

Você também pode se interessar pelos saltos de desenvolvimento do bebê: o que são e como lidar com as mudanças dos quais já falamos aqui em nosso blog!

Veja também: Saltos de desenvolvimento do bebê: o que são e como lidar com as mudanças

Hora da bruxa em bebês: uma experiência intensa, mas que deve passar logo

Como vimos, essa é uma situação normal entre os bebês, que pode durar por volta de dois meses ou um pouco mais que isso. Por isso, nós, como adultos, devemos fazer nosso melhor para ajudar os pequenos a lidar com um mundo ainda tão estranho para quem ficou por vários meses em um útero calmo e quentinho.

Caso as dicas não funcionem ou você ache que algo não está correndo bem, não hesite em falar com o seu pediatra. Ele poderá lhe ajudar com suas dúvidas e indicar se é a hora da bruxa mesmo ou alguma outra eventual condição.

Entendeu o que é hora da bruxa? Então, prepare-se para lidar com ela da melhor maneira possível, de criar uma rotina de sono a desacelerar o bebê – o que, inclusive, pode ser feito com o auxílio dos livros do clube de assinatura infantil do Quindim, seu parceiro literário.

Você tem alguma experiência a compartilhar sobre a hora da bruxa? Descobriu, depois de tanto tempo, porque o seu bebê se agitava tanto quando era menor? Tem alguma dica a compartilhar? Deixe aqui nos comentários!

Sair da versão mobile