livros infantis

O que fazer se meu filho ler um livro com um situação que ele não vive, como um livro com irmão se ele for filho único, ou um livro que fale sobre refugiados? Veja abaixo o que o nosso clube de assinatura infantil indica nesses casos.

A literatura vai muito além de uma conversa com a nossa experiência pessoal. A literatura de qualidade permite que vivenciemos outras experiências além daquelas restritas ao nosso pequeno universo.

Segundo pesquisa desenvolvida em 2017 pela Universidade de Cambridge, em uma parceria entre os departamentos de Psicologia, Neurociência, Literatura e Pedagogia, o texto com potencial realmente relevante no desenvolvimento da empatia é o literário, muito além de um texto informativo ou de ficção banal.

Só ele desenvolve de maneira significativa a nossa capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, vivenciando outros mundos e assim ampliando o nosso universo. Por isso, é muito importante que o seu filho entre em contato com textos além daqueles que tratem de questões que ele vivencie em seu cotidiano.

As aberturas do texto dão espaço para que seu filho se coloque naquela história, permitindo inclusive que ele vivencie as sensações despertadas por aquele texto relacionando-as, aí sim, com as suas próprias vivências. Porque, mesmo que ele não tenha passado pelas situações descritas no livro, os sentimentos despertados nos personagens diante dessas situações podem ser sentimentos que seu filho terá, mesmo que diante de outros cenários.