Uma das escritoras mais importantes do século XX e também uma das mais estudadas pela academia brasileira, Clarice Lispector escreveu para adultos e para crianças. Clarice chegou ao Brasil ainda bebê na companhia de seus pais, refugiados da perseguição aos judeus na Ucrânia. Morou em Maceió e no Recife, mudando-se para o Rio de Janeiro aos doze anos.
Em 1941, Clarice passou a cursar a Faculdade Nacional de Direito, e atuou como redatora na Agência Nacional. Passou por experiências também no jornal A Noite. Em 1943, casou-se com o amigo de turma Maury Gurgel Valente. Em 1944 o casal se formou em Direito, mesmo ano de publicação do seu primeiro romance, Perto do coração selvagem que inaugurou uma nova linguagem à prosa e arrebatou a crítica, sendo vencedor do Prêmio Graça Aranha.
Clarice acompanhou o marido diplomata durante alguns anos em viagens, e se tornou mãe de dois filhos. O divórcio ocorreu em 1959, ano em que ela retornou à cidade do Rio de Janeiro e passou a trabalhar no jornal O correio da manhã. Em 1967, Clarice lança seu primeiro livro dedicado às crianças, o premiado O mistério do coelhinho pensante. Neste mesmo ano, a escritora e jornalista sofre graves queimaduras pelo corpo, o que a fez passar por algumas cirurgias e viver isolada. Publicou A hora da estrela em 1977, sua última obra em vida.