<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-P57BVBM" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
Voltar para página do Clube Quindim
Seleções > Robin Hood
Imagem 1 da capa do livro Robin Hood
Ampliar imagem 1 da capa do livro Robin Hood
Ampliar imagem 2 da capa do livro Robin Hood
Ampliar imagem 3 da capa do livro Robin Hood
Ampliar imagem 4 da capa do livro Robin Hood
Ampliar imagem 5 da capa do livro Robin Hood

ROBIN HOOD

Texto: Louis Rhead

Ilustração: Daniel Araujo

Tradutores: Tatiana Belinky

Editora: Amarilys
“Que os santos despejem bênçãos sobre a tua cabeça, Robin Hood, e as preces de todos te acompanharão por toda parte que vás.”

ROBIN HOOD
SINOPSE

Junto ao nome de Robin Hood ressoa o velho bordão — tirar dos ricos para dar aos pobres — e completamos imediatamente tal preceito com a imagem moral da justiça. À frente de um bando de homens fora da lei, Robin apresenta-se como um bem-humorado herói inglês que devolvia ao povo oprimido o que dele fora tomado à força de impostos e da espada, pela nobreza, donos de terras e castelos, pelos governantes e altos funcionários, pelos juízes e magistrados que condicionavam as leis severamente contrárias à mínima manutenção de bens e da própria sobrevivência. Muitas vezes, a figura ágil de Robin Hood surpreendia os incautos pelas estradas e pela floresta de Sherwood, nos arredores de Nottingham, manejando arco e flecha, vestindo um chapéu com capa que lhe daria o notório codinome que significa o encapuçado ou capuz de pintarroxo.

Numerosas façanhas de Robin Hood foram narradas por meio de de baladas e lendas medievais que nasceram justamente em torno de seu caráter mítico. Supostamente, ele também era um nobre que viveu nos tempos de Ricardo Coração de Leão e testemunhou, no século XII, a ostensiva exploração do povo mais humilde para financiar e depois saldar as dívidas da campanha militar com o insucesso da Terceira Cruzada. Fato é que tudo o que a História esconde vai se transformando em canção e matéria literária — e os primeiros textos escritos a respeito de Robin Hood apenas puderam ser encontrados a partir do século XV.

Com a prosa ligeira de Louis Rhead na tradução de Tatiana Belinky, esta edição é uma espécie de sumário investigativo a respeito do herói. Mesclando o propósito das antigas crônicas à forma de uma novela, em capítulos, o autor inglês conectou as aventuras de Robin Hood ao contexto histórico e aos costumes de época que se imagina tenha ele vivido. Desde o nascimento de Robert Fitzooth, em Locksley, e ver-se como moço alto e bem-posto, num incidente aos quinze anos que o obrigaria a mudar seu nome para escapar da Guarda Real, aqui veremos outras origens e caminhos para o personagem... Na edição de 1912, o próprio Louis Rhead ilustrou o livro, sendo um renomado desenhista, gravurista e pintor. Suas artes, nesta publicação, foram substituídas pelas imagens de Daniel Araújo que trabalha com uma linguagem familiar às histórias em quadrinhos.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2011
País: Estados Unidos
ISBN: 9788520431139
DIMENSÕES E ACABAMENTO
1.9 cm x 16 cm x 23 cm
Peso: 415 g
Páginas: 256

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC

Autoconhecimento e autocuidado, Responsabilidade e cidadania, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida, Argumentação

TIPOS DE LEITURA

Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar

GÊNEROS

Novela, Narrativa de aventura

ASSUNTOS

Amor, Poder, Suspense, Aventura, Aposta, Floresta, Pobreza, Generosidade, Bondade, Dinheiro, União, Avareza, Código de honra, Justiça, Nobreza, Caráter moral, Opressão

Foto do autor Louis Rhead
Louis John Rhead foi um artista, ilustrador e autor, nascido na Inglaterra, que mudou para os Estados Unidos aos 24 anos de idade. Ele teve bastante contato com artes decorativas na infância, visto que sua família trabalhava na indústria de cerâmica. Estudou em Paris, e depois de três anos, passou a trabalhar como ceramista.Rhead ganhou uma bolsa de estudos na National Art Training School de Londres, e foi convidado para trabalhar na Editora Cassell, atual The Orion Publishing Group. Depois de mudar para os Estados Unidos como diretor de arte, atuou durante um tempo como cartazista e capista, e mais tarde, entre 1902 e 1926, se envolveu com a produção de livros infantis.&nbsp;Dentre as obras mais conhecidas, estão edições de clássicos como Robin Hood, Robinson Crusoé, A Ilha do Tesouro e Heidi.
leia mais...

Foto do autor Daniel Araujo
Daniel Araújo nasceu em São Paulo, em 1975, e se formou em Arquitetura pela FAU-USP. É um profissional muito versátil, com experiência em ilustrar e animar para publicidade, histórias em quadrinhos, fanzines, revistas diversas (incluindo algumas sobre arquitetura e pesquisa), diagramação de livros e muito mais. Já trabalhou até mesmo com a restauração digital de filmes clássicos brasileiros.Tem na babagem alguns curtas-metragens de animação, sendo que um deles, chamado A torre sem degraus, venceu o prêmio Destaque do Júri no XII Gramado CineVídeo de 2004.
leia mais...