Você sabe falar Portunhol? E o Portunhol Selvagem? Olha, pode até parecer que não, mas essa não é uma língua inventada… Quer dizer, ainda que não seja considerada oficialmente um idioma, o Portunhol existe, sim, e tem muita história pra contar! E a obra do genial Douglas Diegues aqui reúne sete novas e sábias fábulas que, segundo ele mesmo, foram ouvidas na fronteira do Brasil com o Paraguai, e somente depois foram escritas. Mas, a questão é como foram escritas: no belíssimo Portunhol Selvagem!
Assim, para entrar no clima, vamos dizer que as "ilustraciones" de Ricardo Costa são um presente à parte: além de muito engraçadas, trazem todo um charme e detalhes que complementam, enriquecem e dialogam com o texto narrativo, tornando a leitura ainda mais envolvente e — vale o alerta! — compulsiva. É impossível parar de ler — aliás, experimente ler com seus pequenos em voz alta: vai ser bem engraçado!
Mas, falando sério, diferentemente do que muita gente imagina, no Brasil não se fala apenas o português que, diga-se de passagem, já está muito diferente da língua falada em Portugal. Nosso território é enorme e temos vivas 150 línguas indígenas, além das variações regionais do próprio português brasileiro.
Então, que tal conhecer um pouco mais do Portunhol Selvagem? Ele também carrega uma parte importante da nossa história.