Nessa narrativa poética, escrita em primeira pessoa, que acertadamente amálgama a dualidade narrador-leitor; acompanhamos a jornada de uma jovem, que assim como todos nós, nasceu única. E isso a deixava radiante!
Aconteceu assim:
Sem espanto, sem dor.
No meu próprio corpo, brotou uma flor.
Porém, com o passar do tempo, ela se viu cercada de olhares, julgamentos e palavras faladas de canto, fazendo-a questionar sua característica especial. Seria melhor ser igual a todos e ser aceita? Esse dilema a fez murchar, cair em tristeza e, cansada de ser julgada, podar as suas flores, perdendo a singularidade do seu existir e se tornando infeliz.
Meu lugar ficou mais apertado.
Meu corpo sentia…
Mais perto, incômodo.
Mais longe, alegria.
Nessa condição, em que nem mesmo o afago e a acolhida do abraço fraterno a acalentava, precisou submergir em reflexões para então florescer sabendo reconhecer sua identidade no mundo e sua excepcionalidade. E nessa jornada transformadora de autoconhecimento, e autoaceitação, ela redescobre suas flores, voltando a irradiar sua alegria e beleza.
Com a sutileza do texto, Daniel Ianae, adulto que procura brechas para brincar e encantar e ilustrações de Anna Charlie, que busca através das cores e das linhas contar histórias e transpor seus sentimentos, temos aqui a materialização de um belíssimo livro ilustrado. Com Ilustrações feitas com tinta guache e lápis de cor que refletem as emoções de nossa personagem, e nos leva a sentir a potência desse trabalho, fazendo-nos refletir sobre como acolher as peculiaridades e singularidades do outro, nesse processo de formação de identidade de cada um.
Assim como a história dessa menina, a criação desse livro que iniciou com uma ilustração e desabrochou em um poema, percorreu uma bela trajetória de produção. Foram dois anos de troca e construção e suas primeiras impressões só foram possíveis a partir de um financiamento coletivo feito via Catarse. Posteriormente durante um evento literário, escritor e obra encontram a Semente Editorial e após pequenas sutilezas no projeto gráfico essa obra nasce e floresce nessa edição especial.