Salmo Dansa é artista plástico e pesquisador das diferentes materialidades do livro de artista, do livro-objeto e das possibilidade de ilustrar livros para crianças com diferentes técnicas e materiais pouco convencionais: cabelo, calda de açúcar, bordado industrial, pétalas de flores, fogo, ferrugem, cédulas de dinheiro, velhos negativos de fotografia, catálogo de cores de tinta para parede etc. Nasceu no Rio de Janeiro e a ilustração de livros tem sido uma atividade constante em sua vida desde 1992, adequando sua linguagem visual a elementos encontradiços na própria narrativa numa relação de pertinência entre a palavra e a imagem.
Tem recebido o reconhecimento nacional e internacional de instituições e prêmios, como os selos de “Altamente Recomendável” pela FNLIJ, Prêmio UBE 2002, inclusão na lista do White Ravens e o Concurso Utopia, promovido pela seção colombiana do IBBY em 2000.
Na área de educação, trabalhou na Fundação Cecierj, professor da FAETEC e da Escola de Belas Artes da UFRJ, fez doutorado em Design pela PUC-Rio e integra a equipe de especialistas do Instituto Interdisciplinar de Leitura – iiLer, que acolhe a Cátedra UNESCO de Leitura.