Charles Perrault foi um escritor e poeta francês do século XVII, celebrado como autor da primeira coletânea de contos de fadas para crianças. Ele fixou artisticamente em prosa algumas das histórias narradas tradicionalmente por mulheres, inclusive sua mãe, que ele conhecia como Contos de Velhas.
O livro Histórias ou contos do tempo passado com moralidades foi publicado em 1697 e era igualmente conhecido como Contos da Cegonha e Contos da Mamãe Gansa, por causa da ilustração na capa da obra. Continha apenas oito aventuras mágicas, maravilhosas, e também trágicas e admonitórias. São elas: A Bela Adormecida do Bosque, O Chapeuzinho Vermelho, O Barba-Azul, O Mestre Gato ou O Gato de Botas, As Fadas, Cinderela ou Os Sapatinhos de Vidro, Henrique de Topete e O Pequeno Polegar.
Perrault foi o primeiro a dar um fim literário para essas histórias tradicionalmente passadas de geração em geração oralmente, e com isso alcançou leitores de todas as idades em todas as partes do planeta.
Outras três histórias escritas anteriormente por Perrault foram Grisélides (1691), Os Desejos Ridículos (1693) e a famosa Pele de Asno (1694).