Ícone do site Revista | Clube Quindim

7 passeios diferentes para fazer com as crianças sem pagar nada

7 passeios diferentes para fazer com as criancas sem pagar nada 1

O fim do mês costuma ser aquele momento em que as contas apertam um pouco e é preciso usar a criatividade para fazer o cronograma de diversão da família no fim de semana. É nesse momento que os passeios gratuitos entram em cena. 

Em São Paulo, tem programas assim para todos os gostos: desde parques mais simples até os aquáticos, zoológico, exposições e muito mais. 

Ficou curioso? Confira nossa lista de sete passeios diferentes para fazer com as crianças no fim de mês, sem gastar nada! 

Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo 

Crédito: Instagram @museu_zoologia/Reprodução

O Museu de Zoologia da USP é o passeio ideal para as crianças apaixonadas por animais, principalmente os selvagens. Fundada em 1890, a instituição traz reproduções bastante realistas de bichos que só estão presentes nas florestas e até mesmo espécies empalhadas. Isso sem falar das réplicas de esqueletos de dinossauros em tamanho real que costumam encantar os fãs dos gigantes pré-históricos.

O MZUSP não é muito grande, mas está localizado próximo ao Museu do Ipiranga e uma boa dica é combinar as duas visitas para tornar a viagem ao passado ainda mais interessante. 

“Com mais de 10 milhões de exemplares preservados, [o MZUSP] guarda testemunhos únicos sobre espécies e ecossistemas, alguns hoje extintos. Esse patrimônio é fonte de dados importantes em biologia evolutiva, paleontologia, ecologia, e biologia molecular”, reforça o site oficial do museu

Endereço: Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga, São Paulo, SP, 04263-000 
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h 

Play Lúdico Saúde

A praça São Sebastião, no Ipiranga, foi revitalizada em 2023 e se tornou um parque direcionado a crianças que estão vivendo a primeira infância, ou seja, que possuem até seis anos. 

O Play Lúdico Saúde foi construído com o intuito de que os menores possam se divertir intensamente, mas em segurança. Dessa forma, o espaço conta com um mecanismo de portões que não permite a saída dos pequenos do local e tem um piso mais macio para que as quedas sejam amortecidas.

@smsub_sp #playludico #cidadedesp #smsub #crianças #foryou ♬ Cool Kids Viral – TRENDZ CC

Além dos brinquedos tradicionais, como escorregadores, escalada e até amarelinha, o local conta com uma pump track baby. Em outras palavras, é um circuito de pistas, mas com curvas mais suaves e sutis lombadas, para que as crianças possam utilizá-lo com bicicletas, patinetes, patins e muito mais. 

“O play lúdico tem o propósito de fortalecer o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, promovendo brincadeiras e interações com outras crianças”, explica o documento oficial sobre o parque divulgado pela Prefeitura de São Paulo. 

O ambiente ainda conta com uma área destinada a cachorros e brinquedos que também favorecem o público infantil com mais de seis anos. Logo, é um ótimo passeio para toda a família! 

Dica Quindim: prepare a cesta de piquenique, separe a toalha e boa diversão, porque o Play Lúdico Saúde é bastante arborizado e permite esse momento em família também. 

Endereço: Rua Tucuri, 58 – Bosque da Saúde, São Paulo – SP, 03359-050 

Parque CienTec da USP 

Crédito: Site Parque CienTec-USP/Reprodução

O Parque de Ciência e Tecnologia da USP é uma espécie de museu a céu aberto, em que o intuito é estimular o interesse do seu público, inclusive infantil, pela ciência e preservação do meio ambiente. 

Para isso, o parque tem atrações como exposições, como a do Biomas do Brasil, em que as crianças ficam imersas em painéis interativos sobre os seis biomas brasileiros e recebem um crachá com nomes e informações sobre plantas. A missão é descobrir de qual ecossistema elas fazem parte. 

Há também um ambiente em que a ideia é aprender física brincando. Com isso, equipamentos interativos são manipulados pelas crianças junto com quem trabalha no local – que geralmente são estudantes da própria faculdade. 

O passeio das abelhas também promete fazer os olhos da criançada brilharem ou ainda o planetário, para os apaixonados pelos astros. A verdade é uma só: é um passeio para todos os gostos e diversão não vai faltar. Ah! A visita agendada ao parque só é necessária se o grupo visitante for composto por mais de dez pessoas.

Endereço: Avenida Miguel Estefano, 4.200 – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04301-904
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 09h às 16h – O estacionamento do local só é gratuito de segunda a sexta-feira.

Veja também: 7 ideias para estimular o conhecimento científico desde a infância

Zoológico Municipal de Guarulhos 

Crédito: Site ZooGuraulhos/Reprodução

O ZooGuarulhos tem cerca de 400 animais, de 100 espécies diferentes, como leão, onça e arara para as crianças conhecerem e ficarem maravilhadas. Esses bichos correspondem a aproximadamente 95% da fauna brasileira e muitos deles foram resgatados. 

Além do fato de que ver os animais já é diversão pura, o local ainda conta com uma área de playground e outra para as famílias que desejarem fazer piquenique. O ZooGuarulhos tem também uma lanchonete para quem preferir comprar algo para comer por lá.

Endereço: Rua Dona Gloria Pagnoncelli, 344 – Jardim Rosa de França – Guarulhos – SP, 07081-120
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 09h às 17h 

Parque da Criança 

Crédito: Site Parque da Criança/Reprodução

Localizado em Indaiatuba, interior de São Paulo, o Parque da Criança é dividido em dois ambientes: o terrestre e o aquático. 

O terrestre é composto por quiosques e locais para fazer piquenique em família, um grande playground, labirinto verde, além da tirolesa. Ela contém quase 100 metros de comprimento. Bem radical! 

Já o ambiente aquático pode ser usado pelas crianças mediante um cadastro prévio gratuito. Os menores de 0 a 15 anos devem sempre estar acompanhados dos pais ou de um responsável. Mas lembre-se que, neste caso, é preciso agendar a visita aqui. 

A grande atração dessa área é o toboágua de 60 metros de comprimento, formado por quatro escorregadores que desembocam em uma grande piscina. Há ainda “escorregadores em formato de animais, cachoeira com balde gigante, chuveirões em formato de cogumelos, bengalas e esguichos de água por todos os lados”, como informa o site oficial do parque

Endereço: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3379 – Jardim do Vale 2, Indaiatuba – SP, 13345-755
Horário de funcionamento: De quarta a domingo, das 08h às 18h 
*A entrada é gratuita inclusive aos feriados

Veja também: 8 personagens que tem parques de diversão ao redor do mundo

Mundo das Crianças 

Crédito: Instagram @mundodascriancas.jundiai/Reprodução

Localizado em Jundiaí, o Mundo das Crianças é um parque com diferentes atrações para a criançada. Ele possui fontes d’água lúdicas para se refrescar, camas elásticas espalhadas para sair pulando pelo local e até um foguete de dez metros de altura para desbravar. 

De grandes escorregadores a escaladas, o Mundo das Crianças é composto por cinco parques de diversão: o Gambazinho, Pingo-de-ouro, Teiú, Paca e Serelepe.

O parque ainda tem uma grande e charmosa casa na árvore, um ambiente de parkour e diferentes tipos de quadras para toda a família se divertir, como as de futebol, basquete, vôlei e tênis. Tem até quadras de areia para jogos como vôlei de praia e beach tennis.

A entrada é gratuita de segunda a sexta. Já aos finais de semana, é preciso agendar a ida da família ao local. 

Endereço: Rodovia João Cereser, Pista Sul – Km 64+400 – Pinheirinho – Jundiaí – SP – CEP 13.214-470
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 07h às 17h 

Planeta Inseto 

Crédito: Divulgação/Planeta Inseto

Insetos são seres de extrema importância para o mundo animal e esse é um dos ensinamentos que a exposição permanente Planeta Inseto, do Museu do Instituto Biológico, passa para as crianças durante a visitação ao local. 

“O espaço da mostra foi dividido em sete salas principais onde o visitante poderá acessar painéis interativos com a história, evolução e importância desses invertebrados, interagir com os insetos, ver a produção do fio da seda pelas lagartas, conhecer o dia-a-dia por dentro de um formigueiro, aprender sobre as abelhas e muito mais”, detalha o site oficial do museu

Há ainda a interação das crianças com alguns tipos de insetos que estão presentes na exposição, caso elas desejem. 

Endereço: Avenida Dr. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana, São Paulo, SP, 04012-180
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 09h às 16h

Veja também: Passeios para crianças em São Paulo: 22 opções para as férias (e o ano todo)

ESTANTE qUINDIM

Agora que você conheceu passeios diferentes para fazer com as crianças, descubra também 3 livros infantis que fogem do óbvio e que vão divertir toda sua família.

Uma nova espécie de dinossauro, de Pablo Lugones e Guilherme Karsten
Domingo, de Marcelo Tolentino
Caderno de férias, de Grassa Toro e Isidro Ferrer
Sair da versão mobile