Ícone do site Revista | Clube Quindim

Meu filho não se concentra na leitura: o que fazer?

Meu filho não se concentra na leitura. Veja o que fazer nesse caso

Seu filho não se concentra na leitura? Você tem dificuldades para ler com o seu pequeno? Sente que ele não está gostando da obra porque não presta atenção ou perde o interesse no meio da leitura? Confira as dicas que nosso clube de leitura separou para ajudar nesses momentos, mesmo que o seu pequeno seja só um bebê!

Respeite o tempo da criança

Algumas vezes, achamos que o nosso filho não gosta de ler ou não se interessou por um determinado livro. Entretanto, você pode estar lendo com o seu pequeno no momento em que ele não está disponível para a leitura.

Muitas vezes, separamos um horário específico e paramos para ler com os nossos filhos. Mas pode acontecer de, nesse momento, ele estar agitado, com fome, cansado etc., sem disposição para ouvir uma história. Se o pequeno estiver ansioso para brincar ou para um passeio, por exemplo, é provável que ele não esteja disposto a ler.

Por isso, uma boa dica é estabelecer uma rotina de leitura aos poucos com o pequeno, pois, a partir dos 3 anos, ele já conseguirá compreender e seguir uma rotina. Contudo, sabemos que muitas vezes os pais não têm tempo para criar uma nova rotina com o filho, já que as demandas da casa, trabalho e crianças são grandes. Por isso, a nossa sugestão é incluir a rotina da leitura dentro de uma rotina pré-existente, como a rotina do sono, que provavelmente já deve existir na sua casa. Acrescentar o hábito de ler antes de dormir pode ser muito eficiente para ajudar tanto na qualidade do sono quanto no desenvolvimento do carinho pela leitura.

Caso o seu pequeno ainda seja bebê, você provavelmente não vai conseguir estabelecer uma rotina de leitura com ele, então a dica a seguir pode ser bem útil para saber quando ler com o seu filho:

Veja também: livros cartonados, livros de panos e livros interativos são a melhor opção de livros para bebês?

Busque o momento de disponibilidade do PEQUENO

Fique atento para perceber quando o seu filho está mais calmo, relaxado e tranquilo. Este é o melhor momento para iniciar a leitura com ele. Sabemos que nem sempre é fácil termos disponibilidade para lermos quando o pequeno quer e não no horário que nós separamos para ler com ele, mas, se você conseguir fazer essa experiência, vai ser um momento de muita troca e afeto entre vocês dois, criando uma conexão inicial com o livro, que depois pode ser inserida dentro de uma rotina de horário.

Faça pequenos testes: tente ler após uma refeição, no meio da manhã, depois da soneca ou de um passeio. Cada criança é única. Aos poucos, você vai perceber o momento em que a criança se concentra melhor e acolhe esse momento de leitura.

Veja também: 8 autores da literatura infantil que toda criança merece conhecer

Deixe-o manusear o livro

Essa pode ser uma dica que causa muito receio entre pais e mães, porque é normal termos medo de os pequenos rasgarem os livros, principalmente quando somos bastante apegados a esse objeto. Acontece que quando a criança entra em contato, toca, explora e interage com o livro, ela está descobrindo esse objeto e criando conexões com ele. É importante ressaltar que a diversidade e as possibilidades de experiências estéticas e sensoriais são fundamentais na formação de um leitor.

Então, se a criança morder, babar, rasgar, riscar, pisar em cima, se enrolar no livro, não fique triste. Isso mostra que ela está desenvolvendo uma relação com o objeto e com as possibilidades que ele fornece. Lembre-se sempre: livro bom é livro gasto.

Veja também: 8 livros com histórias infantis engraçadas para ler com as crianças

Não se prenda a ler o livro inteiro ou em uma ordem linear

Repare: o pequeno pode ficar fascinado com uma página específica do livro e querer voltar para ela várias vezes durante a leitura. Isso pode acontecer porque algo nela chamou atenção, a ilustração, a sua voz ou os sons que você faz ao ler aquela página o encantam. De todo modo, não precisa ter receio em voltar, ler a mesma página ou frase várias vezes, parar a leitura se o seu pequeno quiser manusear a obra, ou mesmo retomar em outro momento. Não se prenda a ler o livro em sua ordem exata num momento inicial. Aos poucos, conforme for se apropriando do objeto, a criança passa compreender seu modo de funcionamento linear.

Será mesmo que seu filho não se concentra na leitura?

Como dissemos na dica anterior: pode ser que o seu filho fique fascinado com uma ilustração ou página específica e pareça prestar mais atenção nisso do que na história que você está lendo, principalmente se ele for pequeno. Pode ser também que ele tire o livro da sua mão e feche para explorar a capa ou contracapa, e isso não quer dizer que ele não quer que você leia. O seu pequeno só tem uma forma mais tátil de explorar as obras.

Outro ponto importante é ter calma. O pequeno não vai sentar e ouvir atentamente a história que você está contando do início ao fim se ele não está acostumado com a leitura ou ainda não tem esse hábito.

Sair da versão mobile