Eva Furnari dedica este livro às pessoas que vivem trocando os pés pelas mãos. Serão pessoas que viram estrela, plantam bananeira de ponta-cabeça ou pessoas que realmente trocam um pouco a ordem das coisas?
É que às vezes por engano, trocamos uma letra... e joelho vira coelho. Ou trocamos um som inteiro ou embaralhamos as sílabas e aquele mamão bichado já virou um bichão mimado. No entanto, além das coisas comuns virarem coisas estranhas, deveríamos nos perguntar se trocaríamos umas pelas outras. Será que tudo, além da aparência, tem peso e valores iguais?
É divertido começar com as palavras e as pessoas e os objetos que elas representam, tipo trocar um gato contente por um pato com dente, um canguru de pijama por um urubu na cama, um Lobo delicado por um Chapeuzinho malvado, pois tudo aí pertence ao terreno da brincadeira do faz de conta. Todo dia, a gente troca de roupa, às vezes trocamos os pés no sapatos. Também trocamos de casa, escola, até mesmo de amigos e companhia. Troca de amor, troca de gênero. A vida é um jogo de troca crescente entre a seriedade e a brincadeira. E você troca o passado pelo presente, ou nosso futuro presidente?