Uma história sem tempo definido, porém em espaços assim próximos que facilmente um e outro se atravessariam como o cheiro de café ou o som de clarinete. Uma história num livro que passa pela descrição das coisas que acontecem na vida do vizinho do apartamento 101 e na rotina da vizinha do apartamento 102. Ainda que diariamente eles se encontrem às 16h40, são praticamente desconhecidos: boa tarde, boa tarde e mais nada. Ele às quatro e quarenta sempre leva o canário para passear. Ela, talvez seja acaso, vinte para as cinco, decide levar o relógio para consertar. Todo dia. Uma história — ou já seriam várias histórias que ninguém parece se dar conta a não ser talvez o leitor, o silêncio, o corredor do prédio, o zelador faxineiro... Quem é que se faz aqui o narrador?
Tão simples, sensível e múltiplo como um romance inacabado de Fernando Pessoa, não parece à toda que estes vizinhos vivam na Rua do Desassossego, número 38, numa dimensão imaginária, em algum ponto, entre os prédios que se erguem da orla ao subúrbio do Rio de Janeiro. Nesta obra, são rápidos os jogos de intertextualidade e da construção de cada personagem, onde tudo não está parado, quieto, estático. Roger Mello inventou essa forma de desenredo casual, escreveu suas ideias a respeito das vidas paralelas, convocou a ilustradora Mariana Massarani para dar traços e cores ao vizinho que coleciona discos da velha guarda, já viajou o mundo inteiro, está construindo uma máquina de fazer chover e tem uma sobrinha, enquanto Graça Lima ilustra com tinta e colagens a vizinha que é avó de um neto com quem brinca de super-herói, tem uma máquina de costura, uma biblioteca imensa e um rinoceronte debaixo da pia... então, Roger Mello desenhou o corredor com escada em caracol ao fundo, onde vez e outra, entrando e saindo da cena, está ele, o silêncio e a presença do zelador.
Numa trama conjunta, palavra e imagem permitem uma leitura em ziguezague da frase à ilustração, as histórias se cruzam dentro da história por semelhanças, disparates, trocadilho de coisas, gostos e possibilidades.