Neste livro, três contos de Machado de Assis foram adaptados para quadrinhos: "Um apólogo", "Na arca" e "A cartomante". No primeiro conto, há um diálogo entre um novelo e uma agulha, que buscam convencer um ao outro quem é o mais importante no trabalho de coser. O trecho final associa a história dos objetos às relações humanas, indicando muitos se comportam como o novelo ao aproveitar que as agulhas abram os caminhos.
Já no segundo conto, "Na arca", é narrada uma história inédita do Gênesis. Os filhos de Noé conversam sobre a volta à terra e, antes mesmo de chegarem, já discutem sobre propriedades. Por fim, o último conto, "A cartomante", trata de um amor proibido e aborda de forma crítica as crenças e superstições.
O formato das histórias em quadrinhos têm como objetivo atrair os jovens leitores para os clássicos da literatura brasileira. O livro tem uma versão acessível para leitores deficientes visuais ou atípicos por meio de audiodescrição, que pode ser acessada pelo link ou QR code disponíveis no livro físico.