O músico Tortoni Tremolo era um talentoso multi-instrumentista, tocava a qualquer instante do dia ou da noite dentro de seu apartamento. Já pensou um vizinho desses? Ora um piano, ora um saxofone, depois um violão... Quem se irritou com a barulheira foi a Madame Abra Kadabra que lhe lançou uma maldição: o som enfraqueceu, infinitas notas musicais começaram a cair pelo chão e foram se esparramando por todo lugar por onde tocava. Eram pretinhas, pequeninas e inúmeras, atrapalhando a vida de muita gente.
Com o sortilégio, também seu nome mudava o tempo todo! De Metrolo Rottoni a Lotremo Inotrot, de músico de funeral à chef de cozinha e estrela de televisão, o personagem e a saga de saber o que fazer com tantas notas musicais! Tremolo as cozinhou, comercializou, industrializou. Contudo, as confusões só aumentavam. Até que Madame Abra Kadabra se enfurece mais uma vez...
Conhecido pelo bom humor de suas obras, Tomi Ungerer nos oferece ilustrações muito ricas em detalhes. Veja tudo com muita curiosidade! Texto verbal e imagens casadíssimos despertam o sorriso e o senso crítico de crianças e adultos, sobre os dissabores da convivência com vizinhos, a importância do trabalho, as dificuldades que um artista enfrenta... Às vezes, até a arte perde seu prumo.