Era uma vez um garotinho chamado Fugazim que, um dia, resolveu dar uma volta em seu cavalo. Pelo caminho, foi encontrando tantas pessoas interessantes que não teve outro jeito a não ser levá-las com ele. Assim, primeiro veio uma senhora falando inglês. Depois, um senhor falando francês. Por fim, um menino falando… nada! O menino era silencioso. Mas sabe quem tinha algo muito importante a dizer sobre tudo isso? O cavalo! E ele falava espanhol!
O livro escrito e ilustrado por Nuppita Pittman é de uma gostosura sem fim. Logo de cara, nós também queremos subir no cavalo de Fugazim e dar um passeio pelo bosque, conhecer umas pessoas bem diferentes por aí e aprender com elas.
Vale observar que as formas e as cores utilizadas nesta narrativa parecem feitas sob medida para conquistar a atenção e o afeto dos pequeninos: as cores primárias, o preto e o branco em perfeita harmonia são ideais para deixar as ilustrações em destaque ao longo das páginas. E, por falar nas ilustrações, elas são feitas utilizando quadrados, triângulos, losangos, círculos e retângulos, num exercício brilhante de simplicidade e beleza.
As falas dos personagens são uma divertida oportunidade para conversar com as crianças a respeito dos diferentes idiomas, sotaques, acentos e sonoridades existentes no mundo, par e passo com a poesia guardada naquilo que não precisa de palavras para ser dito.