Um cachorro mantido em cativeiro, dentro de uma gaiola, e o que ele sente é fome, sede, tristeza, solidão, tédio. Sem atenção ou qualquer tipo de cuidado, os dias passam idênticos uns aos outros e ele nada pode fazer.
Quando uma vizinha resolve adotá-lo, o cão é levado a uma casa com quintal, tudo está prestes a mudar! O cão ganha um nome: agora ele se chama Rio, vivendo com uma menina e um menino, a Montanha e o Mar. E assim Rio passa a brincar com as crianças da casa onde mora a família que agora também é a sua.
A sensível e emocionante história de Suzy Lee fala a respeito do abandono e maus-tratos, mas também sobre resgate e o poder transformador do afeto entre pessoas e animais. As ilustrações em carvão sobre as páginas brancas proporcionam um contraste belíssimo que destaca ainda mais os movimentos, trejeitos e emoções que percebemos em Rio.
Inspirado em uma história verdadeira, a obra de Suzy Lee é perfeita para conversar com as crianças sobre cuidados com animais e responsabilidade, bem como sobre luto, saudade e aceitação quando as coisas fogem ao nosso controle mesmo que façamos o nosso melhor.