Lurijo é um cão que quer muito vencer o concurso da árvore de Natal mais bonita da cidade. Ele nunca conseguiu ganhar a disputa, por mais que se dedicasse na produção dos laços. Sua amiga Zara é uma limpadora de estrelas. Todas as noites, sobe uma escada que a leva até o céu para lustrar as estrelas. Em suas horas livres, Zara encontra Lurijo. Mas, por causa do concurso, eles não estavam se vendo.
Na véspera de Natal, Zara procura presentes para Lurijo, porém sem muito sucesso. A amiga tenta pensar no que ele gostaria de ganhar e a única certeza que ela tinha era a de que ele queria o bolo de chocolate do prêmio vencedor do concurso da árvore mais bonita.
Zara começou a trabalhar desanimada por não ter comprado um presente. Ficou lustrando as estrelas e observando Lurijo, que parecia triste ao lado de sua árvore. Zara desejou muito poder ajudar. Até que teve uma ideia do que poderia fazer para que a árvore do amigo se destacasse entre as outras.
É uma história sobre amizade, em que os sentimentos de tristeza, alegria e realização são divididos entre amigos. Há a percepção da necessidade real do outro e a dedicação para poder surpreendê-lo. O presente dado a Lurijo por Zara é único e significativo, melhor do que qualquer presente que ela poderia ter comprado para ele. O que vai na contramão do consumismo e resgata a simbologia desta data comemorativa.