Pigá é um frango, mas não como outro qualquer. Quando é colocado em um ônibus lotado de pessoas, outros animais, frutas e um montão de coisas, começa a observar a estrada, percebe a mudança da paisagem e imagina o que será que existe para além das árvores...
De repente, Pigá percebe que chegou à cidade grande e, pior ainda, a um grande mercado. No meio daquela confusão, sua única certeza é: ele não quer virar frango assado! Passando de uma mão para a outra, enquanto é avaliado, medido e pesado, Pigá tem uma chance de escapar antes que tudo esteja perdido.
A obra escrita e ilustrada por Véronique Vernette é cheia de surpresas. Além de nos proporcionar um valioso contato com uma cultura bastante diferente da nossa, ela nos leva a refletir sobre a vida e aspectos universais, como as incertezas do futuro, os riscos e as oportunidades, e o que nossa jornada nos reserva.
Visualmente, o livro tem pequenos detalhes no meio do caos, e as páginas duplas trazem mapas fascinantes. São muitas as possibilidades de representação do espaço, que merecem mais de uma leitura e que as crianças certamente vão adorar.