Enquanto um passarinho caçoa do pato que não pode voar, um gato pretende aproveitar a distração de todos para fazer uma boquinha... E um menino esperto decide passear na floresta, mesmo diante dos avisos de seu avô sobre a perigosa presença de lobos na região. Assim que o homem fecha o portão atrás de si, aparece o lobo e... Nhac! Manda o pato inteirinho pra dentro da barriga. Nós até tomamos um susto, bem como o passarinho e o gato (que se sentem já sendo os próximos da fila), mas Pedro, não. Ele observa e traça um plano audacioso, capaz de surpreender todos os adultos.
Este conto folclórico, adaptado para a educação musical das crianças pelo compositor soviético Sergei Prokofiev, nascido na Ucrânia, em 1936, e ilustrado em livro pelo tcheco Josef Paleček, em 1989, é uma história conhecidíssima ao redor de todo mundo por ensinar aos pequenos sobre as consequências da mentira. Porém, aqui, ela tem um desenrolar e um desfecho diferentes daquele que ouvimos narrar tantas e tantas vezes: o menino assume a liderança da história, resolve os problemas e faz valer a sua visão da situação.
Configura-se, assim, uma excelente oportunidade para conversar sobre autonomia e, de fato, dar espaço para que nossas crianças possam exercê-la no dia a dia. Além disso, a obra é perfeita para apresentar os instrumentos musicais aos pequenos, incluindo vídeos de diferentes orquestras e chamar a atenção para a música utilizada como trilha sonora nos desenhos animados que eles mesmos já viram mil vezes, possivelmente, sem perceber a importância que os sons possuem na narração de uma história.
À primeira vista, as imagens de Paleček são diferentes daquelas que nos acostumamos a ver nos livros de literatura infantil, especialmente no que diz respeito ao posicionamento dos olhos sobre a cabeça do lobo e do gato. Aliás, são olhos que dão um ar quase humano para essas figuras e também para o pato e o passarinho. Igualmente merecem atenção os pentagramas com as notas musicais, no começo e no final do livro, fazendo alusão ao idioma universal da música com que muitas pessoas conseguem se comunicar e nos encantar.