Passarolindo, um citadino pássaro, tem como casa um par de sapatos pendurados em um fio de alta tensão. Vive livremente explorando os refúgios rurais do entorno da cidade. Todas as manhãs, sai a voar bem alto e brinca com as nuvens, nada no rio, caça minhocas e a noite volta para descansar em seu sapato, podendo até observar o céu estrelado, sem nenhum prédio ofuscando sua vista.
Um dia, a chuva forte chega e inunda o ninho de Passarolindo. Ele passa o dia todo tirando água de dentro de sua casa e fica tão exausto e encharcado que não consegue voar. Adoece, arde em febre e sozinho dentro de seu sapato-casa, ninguém sabe que ele está ali doente, até um menino aparecer e cuidar dele.
Nesse livro do artista plástico e cartunista mineiro Mario Vale, acompanhamos uma história singela, repleta de valores importantes na formação do ser humano, como liberdade, respeito, amizade, solidariedade e amor aos animais. Além de também proporcionar reflexões sobre a vida nos grandes centros urbanos, os problemas ambientais, o seu impacto nas nossas vidas e dos animais, ressaltando a importância de cuidar do outro, da natureza e de estarmos atentos, pois normalmente muitos detalhes passam despercebidos aos nossos olhos na correria do dia a dia.