Vestido com sua fantasia de lobo, Max sai pela casa aprontando mil bagunças. Perto da hora de jantar, em meio ao caos, a mãe o chama de monstro e o menino logo retruca: “Olha que te como!”. Não dá outra: mamãe ordena que Max vá se deitar sem comer. Contrariado, Max obedece, sobe as escadas e logo percebe que há uma floresta crescendo entre as paredes de seu quarto.
Em meio às árvores, o menino encontra um oceano e um pequeno barquinho. Após navegar noite e dia, semana atrás de semana, durante um ano inteirinho, Max finalmente chega a um lugar onde vivem os monstros. E adivinhe! Lá reina a perfeita folia. Mas será assim, sempre?
Considerado o melhor livro infantil de todos os tempos, por um júri formado por especialistas de 56 países, a obra de Maurice Sendak permanece extraordinária, mesmo 60 anos depois da publicação da primeira edição. Além do mais absoluto protagonismo infantil, já que a mãe de Max sequer aparece em cena, texto verbal e imagens são combinados em perfeito equilíbrio para oferecer aos leitores, grandes e pequenos, uma experiência inesquecível.
Não deixe de observar como as ilustrações vão aumentando de tamanho nas páginas até tomarem conta de tudo. Observe os monstros, suas expressões faciais e características. Repare no final da história e pare para pensar... Será que você e seu filho já não foram um pouco monstros divertidos também?