Artista e pesquisador da cultura africana, Fábio Simões compartilha um importante aprendizado neste livro, inspirando-se em uma canção tradicional ensinada às crianças na região de Cassai, no centro-sul do Congo. Quando se anunciam as chuvas, a própria natureza se agita tensamente: as águas do rio irão subir e as pessoas que moram às margens necessitam se organizar para atravessá-lo fugindo da inundação eminente. O morador mais velho da comunidade, chamado kala, canta olelê, olelê, convocando as crianças para a travessia.
Como a correnteza é forte, causa medo. Meninos e meninas precisam de coragem. Assim, letra e melodia são permeadas por metáforas e simbolismos. A arte, o coletivo e o respeito à natureza vão guiando-os.
Além da narrativa composta toda em verso, introduzindo a antiga cantiga, o livro se completa com informações sobre o continente africano, dando ênfase à região do rio Cassai e a relevância da palavra para a cultura local, e também de dicas para o canto de Olelê acompanhadas da partitura. Acessar a cultura de diferentes povos africanos com riqueza de detalhes é de grande valia para a formação das crianças brasileiras, pois além de inserir conhecimentos para seus repertórios, trata-se de se aproximar de uma das principais matrizes da cultura do nosso país.