Duas crianças brincam em um parque com um túnel de pano. Vistas de cima, de lado, de ponta-cabeça, de pertinho, de longe... De onde e por quem elas estão sendo vistas? A partir da narrativa visual, o leitor é convidado a observar as cenas e olhar as pessoas e os objetos por ângulos distintos. O projeto gráfico e as ilustrações do livro fazem com que o leitor explore as páginas e vire as imagens para analisar as perspectivas dos objetos e personagens. A interação com o livro permite várias possibilidades visuais.
Voando, o pássaro enxerga de longe as crianças e o túnel, já o inseto vê detalhes muito próximos que não são percebidos por outras personagens. A brincadeira alterna o observador e o observado, formando um quebra-cabeça tridimensional das cenas.
Cada ponto de vista corresponde a um fragmento de uma imagem maior, o que indica a complexidade da realidade, e evidencia a visão limitada que cada um tem. Parte da coleção Aqui e Acolá, voltada para o aprendizado de conceitos matemáticos, a história desperta a percepção das crianças para a ideia de perspectiva.