Um trem circula pela cidade com destinos definidos. A cada parada, novos passageiros embarcam - vindos de casa, da escola, do trabalho ou do cinema -, seguindo para reencontrar aqueles que amam, o lar onde irão repousar ou, quem sabe, a solução para um problema. Alguns leem livros, outros observam os carros pela janela, encaram seu próprio reflexo no vidro ou fecham os olhos para dormir e talvez sonhar.
A obra poética de Marcelo Maluf, com extraordinárias ilustrações de Natália Gregorini, retrata um trem comum em uma cidade grande como São Paulo, Rio de Janeiro ou outra metrópole. Dentro dos vagões, por vezes lotados, em outras vazios, estão sonhos e desejos que se cruzam por um breve instante. Não deixe de reparar nas ilustrações, que contam diversas histórias paralelas à narrativa central. Você consegue imaginar quem são e o que buscam esses passageiros?
Um livro delicado que nos convida a refletir sobre quem são as pessoas que estão ao nosso redor todos os dias, o que nos diferencia e ao mesmo tempo nos aproxima delas, e as possibilidades infinitas de caminhos que se cruzam ao longo de uma vida.