A brincadeira pode começar perguntando para o pequeno leitor o que é um pato poliglota — um pato sábio ou parlapatão que vive de mostrar aos outros que é fluente em várias línguas? Observando a capa, encontramos esse pato de olhos fechados e cheio de papo falando miau, au-au, piu e gluglu. É realmente um pato esperto ou tem diploma para nos passar a lição?
Tudo começa quando uma menina ganha um cachorro de presente, mas logo surgem os desentendimentos com o gato que lá morava. A menina se apercebe que as brigas acontecem porque um não consegue entender a língua do outro e parte para encontrar um professor que ensine o gato a latir e gatês para o cão.
Ao virar das páginas, o leitor encontrará várias vozes para aprender em meio a situações engraçadas, conflitos de geração ou espécie, inesperadamente um trocadilho para o adulto rir, como Escola da Serra Tico-Tico, ou a alusão que é bom mesmo papear com as cigarras.
Com um texto enxuto de Ronaldo Simões Coelho, lançado pela primeira vez em 1999, com ilustração de Alcy, na clássica coleção Lagarta Pintada, da editora Ática, nesta nova edição é apresentada com os desenhos de Tiago Souza Lacerda ou Elcerdo. Ambos ilustradores tomaram elementos do cartum e da história em quadrinhos, uma vez que a narrativa que aqui se conta possui um caráter anedótico bastante acentuado.