<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-P57BVBM" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
Voltar para página do Clube Quindim
Seleções > O livro das casas
Imagem 1 da capa do livro O livro das casas
Ampliar imagem 1 da capa do livro O livro das casas
Ampliar imagem 2 da capa do livro O livro das casas
Ampliar imagem 3 da capa do livro O livro das casas
Ampliar imagem 4 da capa do livro O livro das casas
Ampliar imagem 5 da capa do livro O livro das casas

O LIVRO DAS CASAS

Texto: Ricardo Azevedo

Editora: Moderna
Há muitas moradas numa casa e muitas casas no universo real, do concreto ao imaginário, dos pensamentos à realização das coisas à nossa volta. O livro das casas é uma casa de imagens e ideias provocativas.

O LIVRO DAS CASAS
SINOPSE

Aqui temos um livro de quadras e quadros de Ricardo Azevedo ou, melhor dizendo, um álbum de trovas com as divertidas ilustrações de um dos autores mais importantes da literatura brasileira para crianças e jovens. As quadras ou trovas vêm do gosto que o escritor tem para as coisas de inspiração popular, já os desenhos que propõe o artista acabam por lembrar cenas e quadros de pintores surrealistas. Ricardo Azevedo trabalha duplamente: o verso claro e direto, a aquarela simples e clara — e, neste jogo, quase nunca sabemos o que veio antes: a palavra ou a imagem?

No livro das casas são retratas várias casas inusitadas que nem sempre têm paredes, mas podem ter quatro patas como um cão — a casa de uma pulga, o seu pasto e seu meio de transporte! Lembrando outros livros de Ricardo, onde mora a imaginação, onde nasce a invenção? Ele é o verdadeiro homem no sótão — este lugar preferido numa casa de alvenaria, ou sótão é metáfora para uma cabeça com janela verde aberta ao mundo? Vê? Pois verdes vós e todos nós também. Qual a casa da mordida e do sorriso? A casa das histórias, das cartas, dos desenhos, as muitas casas que cabem numa folha do papel?

Ampliando o léxico e a conexão entre as coisas, o conceito de casa é explorado como uma cidade cinza ou a floresta, o tempo e a prisão (ou seriam o relógio e o presídio?), o corpo e o sistema solar, as coisas que a gente pega com a mão e outras que só pesca pelo olfato... Enfim, um livro de casas — e inesperados casos pra se pensar!

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2015
País: Brasil
ISBN: 9788516101299
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.4 cm x 17 cm x 24.1 cm
Peso: 160 g
Páginas: 56

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC

Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Trabalho e Projeto de Vida, Argumentação

TIPOS DE LEITURA

Para refletir, Para se divertir

GÊNEROS

Poesia

ASSUNTOS

Corpo, Criatividade, Ponto de vista, Casa, Nonsense, Percepção do outro, Curiosidade, Mundo interior, Disparates, Absurdo, Acaso, Manias, Alteridade, Poesia, Quadrinhas

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO

Ricardo Azevedo | O livro das casas (sinopse)

Foto do autor Ricardo Azevedo
Escritor e ilustrador, é autor de muitos livros para crianças e jovens. Ricardo Azevedo ganhou vário prêmios como o APCA e por algumas vezes o Jabuti com os livros Alguma coisa (FTD), Maria Gomes (Scipione), Dezenove poemas desengonçados (Ática), A outra enciclopédia canina (Companhia das Letrinhas), Fragosas brenhas do mataréu (Ática). Alguns de seus livros foram publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda. Bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Autor da tese Abençoado e danado do samba – Um estudo sobre o discurso popular (publicada pela Edusp e prêmio Jabuti Teoria e Crítica Literária em 2014). Pesquisador na área de cultura popular. Professor convidado em cursos de especialização em Arte-Educação e Literatura. Tem proferido palestras e escrito artigos, publicados em livros e revistas, abordando problemas do uso da literatura de ficção na escola.
leia mais...