Gildo acordou muito inspirado e resolveu escrever um livro! Era um livro sobre monstros mal-humorados e ferozes, e Gildo sabia exatamente que história queria contar. Mas aí chegou sua irmã Laurinha e disse que o livro tinha que ter bailarinas, pois só assim ficaria incrível. Depois, seu pai sugeriu extraterrestres. Quando sua mãe trouxe um bolo bem gostoso para o lanche, Gildo pensou que deveria colocar na história alguma coisa que a deixasse também feliz. E assim foi...
Quando viu, Gildo percebeu que sua história até tinha os monstros, porém estava se transformando em outra coisa... Tentar atender os pedidos de todos estava fazendo com que ele se sentisse bastante ansioso. E agora?
Silvana Rando traz um dos personagens mais queridos da literatura infantil, o elefante Gildo, em uma importante reflexão sobre o que a imposição para atender as expectativas de outras pessoas pode provocar nas crianças. Uma boa oportunidade para conversar com os pequenos sobre a necessidade de encontrar o equilíbrio entre ouvir e aprender com os demais, sem perder seu próprio caminho.
As ilustrações são duplamente encantadoras: livro dentro do livro, Silvana Rando oferece um jogo de metalinguagem. Além do típico traço de cartum que retrata Gildo, seus amigos e parentes, a autora simula também os desenhos de uma criança, dando-nos a visão de coloridos monstros peludos desgrenhados, com língua de fogo, chifre ou dentes pontiagudos, encantando leitores grandes e pequenos.