Joca adora tanto sua chupeta que a chama carinhosamente de pepeta e não a larga por nada!
Desde neném Joca dorme pepetando agarrado com o soninho.
Porém, ele está crescendo e chegou a hora de se despedir de sua grande companheira, inseparável desde o nascimento. Mas como se desfazer de um objeto tão importante para ele?
A mamãe tem um uma ordem clara e objetiva, que papai ameniza e desconstrói em sua ausência. A vovó, a irmã e a titia também querem ajudar e possuem estratégias próprias. Joca precisa acalentar seu coração nesse momento de ruptura. Quem conseguirá convencê-lo e realmente ajudá-lo nesse processo delicado de transição?
Algumas ideias nos são familiares e você já deve ter ouvido por aí como fazer o pequeno dar a sua chupeta para uma pelúcia, ou jogá-la no lixo, ou até dá-la a um animal... Mas nada disso convence Joca, até a sua tia lhe contar sobre o balde mágico que tem em sua casa, onde você joga a sua pepeta e ganha um presente.
Com criatividade e delicadeza, a escritora Bia Hetzel e a ilustradora Mariana Massarani abordam esse momento de desligamento dos objetos de transição, tão delicado às crianças. Trata-se de um texto repleto de simplicidade, e imagens gigantes em cores vivas que invadem as páginas em formato paisagem, falando com muito respeito desse grande dilema da vida dos pequeninos.