Eunice nasceu e aprendeu a cantar antes de falar. Dançou, antes mesmo de andar. Aprendeu a tocar jazz no piano com seu pai, enquanto sua mãe, ministra da igreja batista, não estava por perto para prestar atenção. Contudo, logo percebendo que a menina tinha a música dentro de si, levou-a para tocar louvores, providenciou aulas de piano e planejou toda a educação musical da filha.
Enquanto aprimorava seu talento e suas habilidades, Eunice via e vivia todos os dissabores e preconceitos tão naturalizados na sociedade americana que precedeu os Movimentos dos Direitos Civis. Ela silenciou o quanto pode os sentimentos provocados por tantas injustiças, até o dia em que colocou toda fúria para fora em forma de música, e passou a ser um dos principais nomes da luta pelos direitos das pessoas negras, nos Estados Unidos e no mundo.
A obra de Traci N. Todd, com as belíssimas ilustrações de Christian "Chris" Robinson, narram a história da cantora Nina Simone, desde sua infância, até se tornar um importante expoente da luta contra o racismo.
Além de traçar um paralelo entre os acontecimentos da vida privada da cantora com importantes marcos da sociedade da época, a biografia nos leva a pensar sobre as mudanças promovidas pela luta contra o racismo, e também sobre como tantas coisas ainda precisam ser transformadas.
Um relato importante para conversar com os pequenos sobre direitos humanos, racismo e justiça social, sem deixar de lado a importância de Nina Simone para a história da música no mundo.