Se lambuzar de picolé, fazer castelo de areia e cócegas no irmão, tudo faz parte de um dia tranquilo na rotina dos monstrinhos. Monstro que é monstro presenteia o leitor com uma visão bem-humorada das manias e das pequenas aventuras que as crianças vivem no dia a dia.
Este livro de Renata Bueno e Fernando de Almeida traz uma enumeração de várias características desses monstrinhos, em uma estrutura que forma expectativas: o que descobriremos sobre eles a seguir?
Alguns de seus atributos são considerados ideais no livro para a primeira infância: as construções frasais são simples, as imagens, com uma mistura de várias técnicas de ilustração, carregam tons contrastantes e elementos do dia a dia das crianças; e, para completar, Monstro que é monstro traz um humor muito interessante para a leitura em família, proporcionando um encontro do olhar da criança, que mais lembra os monstrinhos, e do adulto, que observa as peripécias deles, por outro lado.
Se seu pequeno às vezes parece um monstrinho engenhoso, cheio de brincadeiras malucas, uma criatividade surpreendente, mas, no fim do dia, gosta mesmo é do abraço da mãe e do pai, esse livro é a escolha certeira para você incorporar aos momentos de leitura.