Enquanto observa de longe a pequenina, única e alvoroçada bolinha, flutuando no espaço silencioso e frio, Menino Estrela não consegue deixar de se encantar pelos brilhantes redemoinhos que se formam nos oceanos azuis do planeta Terra. Ele quer (mais do que isso) ele precisa visitá-la para conhecer de perto seus mistérios.
Os mais velhos, porém, alertam sobre os desafios que o aguardam: aprender a usar seu próprio corpo para andar e correr. Formar sons e palavras. Conhecer espécies de animais e plantas, aprender sobre o mundo e experimentá-lo. Sentir alegria, e também a tristeza. A plenitude e o vazio. Afinal, aprender a viver tudo o que faz parte da bela, complexa e avassaladora condição humana.
Com leveza, encantamento e serenidade, o livro ilustrado de Claire A. Nivola fala a respeito de como todos nós experimentamos diferentes emoções e, sobre as quais temos pouco ou nenhum controle, ao longo da vida. Esta é realmente a beleza de amar, de continuar aprendendo, mudar e crescer, bem como de sofrer e sentir tristeza, dor, vazio e medo.
De tão belas, as ilustrações mereciam molduras espalhadas pela casa. As cenas representam com simplicidade e riqueza as emoções que nos preenchem. Repare nos detalhes e perceba sua própria surpresa ao descobrir nas figuras sentimentos tão particulares e, ao mesmo tempo, tão universais. Sim, é um livro amplo e belíssimo para falar com os pequenos sobre o fluxo da vida, a existência das coisas e a coexistência que nos torna humanos.