Um clássico para ser lido na hora dormir ou a qualquer hora do dia. Toda noite o macaquinho vai parar na cama do pai com uma desculpa diferente e o pai sempre faz o seu melhor para resolver os problemas e deixar o filho confortável. Até que um dia o pequeno tem coragem de dizer o que sente de verdade e o pai encontra a solução definitiva para as escapadas noturnas.
Nesta obra lindamente ilustrada por Eva Furnari, o escritor e psiquiatra Ronaldo Simões Coelho conta a história de uma bonita relação entre pai e filho e sobre o amadurecimento desta criança. O autor usa o recurso da repetição, que faz tanto sucesso com os pequenos, para criar uma sensação de rotina. Ao mesmo tempo, as ilustrações mostram que cada vez que o macaquinho vai para a cama do pai, ele está um pouquinho mais longe. No final, o menino consegue expressar os seus sentimentos e dizer que sente saudades do pai quando vai dormir. E o pai, como sempre, resolve o problema, dessa vez encontrando mais tempo para brincar com o filho para que todos tenham uma noite de sono tranquila.
Um livro recheado de carinho, amor e aconchego sobre a hora de dormir, mas também sobre a importância de identificar e expressar os sentimentos e saber escutá-los.