Conhecido por usar um elegante lenço roxo no pescoço, um distinto homem é, na verdade, um assassino em série. Sempre cercado por belas jovens, ele (que não é tão elegante assim, apenas uma figura chamativa) aparece em inúmeras fotografias enigmáticas que precisam ser desvendadas para se entender sua história. Neste trabalho de investigação, um comissário, que certamente não chegou onde chegou por competência, e um investigador que... Bem, é melhor não dizermos mais nada, pra não nos comprometermos demais!
A trama policialesca de Gustavo Piqueira é quase integralmente costurada por diálogos tão insólitos quanto divertidos, que vão nos ajudando a montar o quebra-cabeça junto dos personagens. As antigas fotos, que deram origem a toda esta novela, merecem ser observadas cuidadosamente não apenas por conterem informações importantes sobre o mistério, mas também pelo encantamento que provocam ao nos transportar para tempos idos.
Talvez a melhor recomendação sobre esse livro seja: combinem, entre si, quem vai começar a leitura primeiro. Depois de começar, será impossível parar antes de chegar ao final.