Kuwaiseiri, o criador, tinha sua maloca, sua roça e os rios onde pescava. Cuidava de todos, homens e animais, como se fossem crianças, fornecendo a eles comida em abundância, segurança e sossego, o que os dispensava de trabalhar.
Um dia, porém, se aborreceu com isso e escondeu toda a comida. Quando a fome apareceu, toda gente saiu em busca de alimento e, depois de muitas andanças e aventuras, chegaram à Kaaliawiri, a chamada “árvore da vida”.
A obra de Francisco Ortiz traz o relato de Freddy Rojas, líder do povo Piapoco, sobre o mito de surgimento de alguns dos mais importantes alimentos para nossa sobrevivência, como o milho, a mandioca e a batata. Essas histórias, compartilhadas por muitos povos originários da América do Sul, cada qual à sua maneira, explicam a origem de plantas cultivadas na Amazônia.
As ilustrações de Ciça Fittipaldi, pesquisadora de culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras, e pioneira na abordagem desses temas na literatura infantil, são fruto de uma pesquisa de campo aos sítios arqueológicos Piapoco e de outros povos da floresta amazônica que compartilham hábitos e tradições culturais, na fronteira entre Brasil, Colômbia e Venezuela. Seus registros visuais impressionantes complementam a narrativa textual.
Um livro belíssimo para ampliar nosso olhar sobre o mundo, e sobre o nosso papel na preservação dele.