Neste livro, uma cena corriqueira em diversos lares com crianças: o ritual de dormir. Começa com o banho, depois o pijama, escovar os dentes e, claro, a enrolação dos pequenos. Entre dar o beijo de boa noite e apagar a luz, muita coisa acontece nesta história escrita e ilustrada pelo autor belga Mario Ramos!
Antes de fechar os olhos, o monstrinho sente sede, tem saudade da mãe, escala a estante... O pai está muito cansado e vai, com o olhar impaciente, correndo atrás de um serzinho que não para quieto. Ops! Ele apenas sossega, quando o homem abre um livro e lhe conta uma história. Enfim, uma trégua! Porém, logo depois, o monstrinho inventa de pular na cama como se ela fosse elástica e nunca quebrasse. O pai suspira: “eu gostaria que você dormisse um pouco essa noite.”
De camisa social com as mangas dobradas, o homem deve ter atravessado um dia exaustivo no trabalho. Quando consegue pôr o pequeno na cama, ainda a palavra final nem será a dele (segure a risada, se puder). Assim, divertido e irônico, o livro narra o cotidiano humanamente possível. Para ler à criança, de fora e de dentro.