Aquiles é um filhote de crocodilo que todos os dias come as bananas oferecidas por sua mãe, até que numa manhã, ele não aceita mais comer a fruta e deseja comer uma criança. Isso mesmo: uma criança! A mãe e o pai crocodilo oferecem outras opções de comida para que o filhote tire essa ideia da cabeça: uma salsicha gigante ou um delicioso bolo de chocolate. Porém, Aquiles não aceita nada e está obstinado a comer uma criança. O filhote, já com fome e fraco, decidi ir para o rio e lá encontra uma menina bem grande e pensa “Ah, que bom! Finalmente vou poder comer uma criança!”, mas a menina começar a fazer cócegas no pequeno crocodilo. O filhote continua com fome, mas de bananas ou crianças?
Na capa do livro, Aquiles é ilustrado com um olhar de fome, tristeza ou seria desconsolo? A ilustração da artista francesa, Dorothée de Monfreid suscita uma conversa inicial sobre a leitura da história. Na verdade, as expressões faciais do pequeno crocodilo a cada página são uma oportunidade para conversar sobre as emoções do filhote e das crianças.
Essa é uma divertida história da escritora, também francesa, Sylviane Donnio. A narrativa também possibilita o diálogo sobre a falta de apetite das crianças, visto que é comum algumas resistências dos pequenos em relação à rotina alimentar. Assim como Aquiles, algumas crianças têm dificuldades em aceitar as opções oferecidas pelos pais e insistem em uma ideia fixa de comer algo.