Dois meninos (que podem ser vizinhos, primos e até mesmo irmãos por adoção, quem sabe) estão brincando juntos, construindo castelinhos com pedras, fazendo barquinhos de folha para insetos ou subindo em árvores. Mas eles também competem um pouco entre si para ver quem chega primeiro, corre mais longe, escala mais alto. E, logo atrás, está uma garotinha.... Ela repete tudo o que vê os meninos fazendo. Até que eles se cansam da pequenina...
Este livro para pequenos leitores, escrito e ilustrado por Lúcia Hiratsuka, mostra com muito afeto a típica dinâmica entre crianças de idades diferentes, em que os menores passam a imitar os maiores em tudo aquilo que fazem. O desejo de participar das brincadeiras de "criança grande" contribui para o desenvolvimento da autonomia, mas nem sempre os mais velhos têm tanta paciência para isso.
Os desenhos, tão bonitos e delicados, retratam um tipo de infância de quem cresce longe dos centros urbanos. Andar descalço, subir em árvores e brincar perto do rio foram aventuras vividas pela autora quando criança. Seu filho já experimentou dias assim? E você?