Um pequenino e seu pai passam por todas as delícias e desafios do convívio entre eles e suas diferenças, desejos e necessidades. Enquanto um é grande, forte e muitas vezes está cansado, o outro é miúdo e cheio de energia. A obra escrita e ilustrada lindamente por Lilli L’Arronge retrata momentos comuns de um pai e seu filho, como a ida ao mercado, o preparo dos alimentos, a hora do banho e a hora de dormir. Os passeios e as brincadeiras também não ficam de fora.
Página após página, a comparação entre o que fazem os dois personagem nos ajuda a olhar com olhos cheios de amor e gratidão para a beleza que há no ato de cuidar e na construção do vínculo familiar, principalmente quando nos sentimos engolidos pela rotina. É no dia a dia que fortalecemos os laços com nossas crianças, muito mais do que somente nos momentos de grande diversão.
De certa maneira, surpreende o fato de ser um pai cuidando da criança, e não uma mãe. Estamos tão acostumados a ver mulheres no papel de cuidadoras principais da infância que uma paternidade ativa e participativa ainda nos chama atenção. Mas a leveza bem humorada com que a autora representa os “pequenos grandes” momentos da vida é um testemunho de que todos nós possuímos a mesma capacidade para cumprir com o universo de tarefas envolvidas na educação infantil. Basta querer, se comprometer... e realizar!