Num belo dia, um peixinho decidiu tomar para si um chapéu que não lhe pertencia. Foi assim: ele viu um peixão dormindo, viu o chapeuzinho que ele usava, e talvez tenha pensado algo como “acho que esse chapéu ficará muito melhor em mim”. E, assim, pronto: lá foi o peixinho e simplesmente pegou o chapéu. Depois, nadou em direção a umas plantas grandes, altas e bem juntinhas, onde ele imaginava que ninguém o veria escondido. Só que o tal peixão acordou e foi atrás dele. E mais: teve, sim, alguém que viu onde ele se escondeu… E agora? O que será que vai acontecer?
Esta fábula moderna foi escrita e ilustrada por Jon Klassen, conquistando pequenos e grandes apaixonados por livros já na primeira leitura. Enquanto o narrador do livro, que é o próprio peixinho, conta a história sob o seu ponto de vista, as ilustrações mostram que algo bem diferente está acontecendo, o que torna tudo ainda mais interessante e divertido.
Eis aqui uma ótima oportunidade para falar com os pequenos sobre comportamentos bons e ruins, e sobre as diferentes perspectivas dos acontecimentos, sem que essa se torne, necessariamente, uma conversa tensa e pesada.