<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-P57BVBM" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
Voltar para página do Clube Quindim
Seleções > Diga Astrasgud
Imagem 1 da capa do livro Diga Astrasgud
Ampliar imagem 1 da capa do livro Diga Astrasgud
Ampliar imagem 2 da capa do livro Diga Astrasgud
Ampliar imagem 3 da capa do livro Diga Astrasgud
Ampliar imagem 4 da capa do livro Diga Astrasgud
Ampliar imagem 5 da capa do livro Diga Astrasgud

DIGA ASTRASGUD

Texto: Socorro Acioli

Ilustração: Carlus Campos

Editora: Dummar
Um divertido passeio pelo mundo das palavras, aquelas que estão no dicionário da língua portuguesa e também as inventadas. Não segure o riso quando, ao invés de dizer alô, saltar de sua boca: astrasgud.

DIGA ASTRASGUD
SINOPSE

O que podemos criar por meio das palavras? Músicas, cartas, dialetos, histórias... Nesse livro, as narrativas curtas ilustram algumas possibilidades de brincar com nosso idioma, com as letras de seu alfabeto. Socorro Acioli, por meio de suas lembranças e dizeres, apresenta situações inusitadas para o uso da palavra, dos nomes próprios. No conto “Casei com Caio Carlos”, por exemplo, todas as palavras iniciam com a letra “C”, lido em voz alta fica muito divertido:

“Convém contar como casei com Caio Carlos. Civilidade, Catarina. Conhece? Conversemos civilizadamente”

E o conto que dá o título ao livro foi escrito a partir de uma palavra inventada pelo pai de uma amiga da autora para atender às ligações do telefone em casa (do tempo que telefone tinha fio), ao invés de dizer alô, ele dizia: astrasgud. Curioso, não?! A autora brinca até com seu próprio nome: “socorroooooooooooo”. Tem reza com a avó, tem a Irmã do Hermenegildo, até o poeta tem. São contos curtinhos, convidativos à leitura compartilhada em família ou numa roda de amigos. Escrito especialmente para o público infantil, recomendado para adultos que queiram dar uma boa risada. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2017
País: Brasil
ISBN: 9788567333168
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.5 cm x 13.3 cm x 18.9 cm
Peso: 120 g
Páginas: 61

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC

Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Conhecimento, Repertório Cultural

PRÊMIOS

Láurea Altamente Recomendável FNLIJ

TIPOS DE LEITURA

Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar

GÊNEROS

Chiste – jogo de palavras, Conto, Crônica

ASSUNTOS

Família, Cotidiano, Amizade, Humor, Língua portuguesa, Vocabulário, Trocadilho, Acaso, Manias, Tempo, Cultura, Expressões idiomáticas

Foto do autor Socorro Acioli
Socorro Acioli é uma escritora brasileira, nascida em Fortaleza-CE em 1975. Formada em comunicação social, com habilitação em Jornalismo, e mestrado em literatura brasileira pela Universidade Federal do Ceará; e doutorado em estudos de literatura pela Universidade Federal Fluminense. Publicou livros de diversos gêneros, alguns deles premiados e publicados em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Bolívia. Em 2006, participou da oficina Como contar um conto, ministrada em Cuba, na Escola de Cinema de San Antonio de Los Baños, pelo Prêmio Nobel Gabriel García Márquez. A autora foi selecionada pelo próprio escritor colombiano a partir da sinopse do romance até então inédito,&nbsp;A cabeça do santo, que viria a ser publicado mais adiante pela Companhia das Letras. Em 2007, foi pesquisadora visitante na Biblioteca Internacional de Juventude de Munique, na Alemanha. Já proferiu palestras em Portugal, Bolívia e Cabo Verde e exerce também as atividades de tradutora, ensaísta e professora de Teoria Literária.
leia mais...

Foto do autor Carlus Campos
Carlus Campos iniciou sua carreira em 1987 como ilustrador do jornal O Povo. Dentre as técnicas que utiliza em seu trabalho estão a xilogravura, a pintura, a infogravura, as aquarelas e o desenho livre.&nbsp;Com mais de 30 anos de experiência, Carlus diz que começou a desenhar ainda criança, no interior do Ceará, na terra batida que ficava embaixo de um pé de tamarindo que havia no quintal. De lá para cá, além do jornal O Povo, já ilustrou revistas nacionais importantes, como a Caros Amigos e a Bravo, e recebeu prêmios por sua produção gráfica em diversos estados, como Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
leia mais...