Antes do amanhecer, é tudo escuridão. Devagarinho, o amarelo ilumina as páginas deste livro, anunciando que vem aí o sol. O protagonista escolhido por Renato Moriconi quer brincar e se apresenta todo brincalhão aos leitores pequeninos.
O sol é um tipo esperto que seca toda a roupa em ponta de pé no varal, se faz surfista e tira a maior onda na carona de um navio. Imagine isso aos olhos e uma criança nos primeiros anos de vida, quando está colhendo informações e imagens pela primeira vez, na construção de seu repertório. Pense como deve ser espantoso dar-se conta de que, na brincadeira do livro, o sol se tornou uma roda gigante!
O autor-ilustrador opta por duas cores gráficas para compor sua narrativa, o amarelo e o preto, proporcionando uma estética simples e ao mesmo tempo diferente do que é comumente apresentado às crianças, pois, sabemos, muitas famílias e escolas ainda dão preferência aos livros mais tradicionais e bem coloridos. No entanto, este é um livro com espaços e silêncios propícios à observação infantil, à curiosidade de quem está tateando o mundo e tendo contato pela primeira vez com a magia que são os livros.