A Titia criada por Diane Paterson é colorida, divertida, usa botas, casaco roxo e um lenço com bolinhas na cabeça. Ah! E usa também estilosos óculos amarelos. Quando encontra o seu sobrinho, faz de tudo para fazer ele sorrir. Canta, dança, cria umas caretas (nessa hora o menino fica apavorado!), planta bananeiras, salta (mas ele continua com carinha de medo), oferece sorvete, brinquedos (e nada dele sorrir!). Tudo fica ainda mais tenso quando Titia sugere brincar de esconde-esconde, o menininho não gosta da ideia.
Olha, ela se esforça muito, faz cócegas, abraça com todo o carinho do mundo... “Por que você não dá um sorriso pra titia?” Frustrada, a senhorinha diz que vai embora e não volta nunca mais. Adivinha só como reage o sobrinho?
Este é um livro bem-humorado com um desfecho surpreendente. Reunir a criançada e ler em voz alta pode se tornar um lazer bem divertido. Ou se aconchegar num cantinho da casa com seu pequeno e ler juntos talvez desperte cumplicidade e diálogos, vai que aí na família tem uma tia ou um tio de que ele não gosta e você nem sabe?
Ler literatura pode proporcionar muita coisa. Ler junto então... Risos à parte, esse livro ilustra como alguns adultos tentam se aproximar das crianças e como as ofertas de presentes, muitas vezes, buscam subsidiar as relações afetivas.