Os bichos do reino entraram em polvorosa quando o rei convidou seus súditos para uma festa a fantasia e lançou um prêmio (em livros!) a quem se apresentasse com as mesmas roupas que o soberano havia escolhido... No entanto, nem o arauto nem o alfaiate tinham a menor pista e todos precisaram usar algum conhecimento extra para arriscar com que roupas de outro o rei o próprio rei comparecerá à festa?
Com o desafio lançado, as breves trovas e as ilustrações jogam com o repertório do pequeno leitor. De início, a intertextualidade se faz presente com a figura dos três porquinhos, do lobo mau, de um coelho branco acinzentado... e uma tartaruga com ares bastante blasé num par de óculos! Páginas adiante, somos convidados a associar a silhueta dos animais com a roupa que vestirão: a preguiça será o rei momo, o tatu o rei da selva, quem será o rei do rock e o rei do baião? Com que roupa irão para a festa real a onça e o jacaré?
Intencionando brincar com níveis variados de conhecimento, o livro de Tino Freitas e Ionit Zilberman é também, afinal, uma forma de homenagem ao universo da leitura e da cultura, em um momento especial, pelos anos de 2016 e 2017, quando o povo todo era convocado a gritar que não deveria ter nada a temer frente ao Palácio da Alvorada.