A menina Clarice está vivendo uma aventura! Corre descalça, pula na lama, se suja e brinca sem parar. Até que uma voz a chama: está na hora do banho! Nana-nina-não, nem pensar. Clarice cruza os braços e está decidida a não entrar na banheira de jeito nenhum! Será?
Com algum custo, a menina cede e ora, ora, ora… recomeça a brincadeira! Os pequenos bonecos de borracha se tornam gigantes, tomam sorvete e até chá em sua companhia! Agora, Clarice está decidida a não sair do banho nunca mais.
Este livro imagem de Clara Gavilan retrata fielmente o desafio de interromper uma criança compenetrada em sua brincadeira para tomar banho. Aliás, a breve narrativa fala sobre a hora do banho, mas podemos incluir na lista quaisquer outras das “chatices” da infância, como parar qualquer atividade para ir ao banheiro, comer, escovar os dentes e deitar para dormir. Quem é que quer parar de se divertir para cumprir tarefas, não é mesmo?
O livro apresenta apenas duas falas, porém não é preciso mais do que isso para entender e se identificar com a rotina de Clarice. Enquanto os pequenos leitores podem se reconhecer na menina, as mães, pais e outros cuidadores vão rir dos momentos em que tantas vezes se estressam, observando a rotina por uma outra perspectiva, mais gentil e generosa com suas crianças.