Cacoete era uma pequena cidade com habitantes muito, muito organizados, que seguiam regras especiais: os nomes das ruas eram alinhados em ordem alfabética. Quem era alto, só sentava em cadeira alta. Os baixinhos, apenas em cadeiras baixas. As mulheres usavam vestidos de bolinha, sempre da mesma cor. E os homens usavam camisas brancas e calças xadrez. Tudo bem certinho.
Mas as coisas começam a mudar quando Frido vai até a quitanda comprar maçã - tradicional presente de dia dos professores - para Dona Dora, e é surpreendido ao saber que todas foram vendidas, caso inédito até então. Em busca de resolver a questão, Frido se aventura para fora dos limites da cidade. Será que as coisas sairão ao controle em Cacoete?
Escrito e ilustrado por Eva Furnari, pioneira nos livros ilustrados e de imagem no Brasil. Ela brinca com a grafia das letras, contribuindo para a ambientação da evolução da história, que passa por diferentes tipologias, de acordo com as personagens a que correspondem. O traço da ilustração acompanha a brincadeira, começa com o domínio da linha reta e da ordenação dos elementos: casas, pessoas, objetos enfileirados; passando para a linha cheia de curvas, quebras, ângulos fechados, trincados, e o movimento que o contorno adquire.
Uma história leve, inteligente e cheia de reviravoltas. Talvez a vida possa ser mais divertida com menos padrões estabelecidos!