<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-P57BVBM" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
Voltar para página do Clube Quindim
Seleções > Cachtánca
Imagem 1 da capa do livro Cachtánca
Ampliar imagem 1 da capa do livro Cachtánca
Ampliar imagem 2 da capa do livro Cachtánca
Ampliar imagem 3 da capa do livro Cachtánca
Ampliar imagem 4 da capa do livro Cachtánca
Ampliar imagem 5 da capa do livro Cachtánca

CACHTÁNCA

Texto: Anton Tchékhov

Ilustração: Rebeca Luciani

Tradutores: Tatiana Belinky

Editora: Globo
Uma pequena cachorra se perde de seu dono e é levada por um desconhecido para casa, onde recebe carinho e atenção. Porém, tudo pode nos surpreender a qualquer minuto.

CACHTÁNCA
SINOPSE

Cachtánca é uma pequena cachorrinha castanha, mistura de vira-lata com bassê, com um focinho que a faz lembrar uma raposa. É uma adorável criatura. Vivia com o rude marceneiro Lucá e seu filho, até o dia que, acompanhando-os em algumas entregas acabou se perdendo e vagando sozinha pela cidade cheia de neve. Aquele seria um triste fim para Cachtánca, mas tentando se proteger do frio em uma porta, cruzou o caminho de um homem que a levou para casa.

O misterioso desconhecido notou que a cachorrinha estava magra, faminta e precisava de cuidados. Depois de comer, deitou-se na sala para descansar e dormir Na manhã seguinte, saiu a investigar a casa... encontrou o quarto onde o desconhecido dormia e depois outra porta. Ao abrir, a cadelinha foi surpreendida pelo ganso Iván Ivánitch que veio para cima dela, bicando-a; também viu o gato Fiódor Timofêitch, encolhido em sua almofada. Toda a barulheira acordou o homem, que entrou no cômodo e acalmou a todos, executando alguns truques que, aos olhos de Cachtánca, pareceram irrelevantes... Observando tudo, a castanha vira-lata notou que todos ali ensaiavam um número, incluindo a porquinha Khavrônia Ivánovna, que habitava outro cômodo.

Publicado originalmente no Natal de 1887, nesse conto clássico da literatura universal, o russo Tchékhov nos presenteia com uma narrativa envolvente a respeito da pureza e da inocência de Cachtánca. Nesta edição, o surpreendente caso de fidelidade canina foi traduzido por Tatiana Belinky e ganhou ilustrações de Rebeca Luciani, que remetem aos traços tradicionais da pintura russa, em cores e tons bem marcados.

Enfim, uma história cheia de surpresas, conflitos e desdobramentos a partir do ponto de vista da pequena Cachtánca que se acostuma com a nova vida de artista, vive em paz com seus novos amigos e tutor, sem se esquecer do seu passado com Lucá.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2013
País: Rússia (antiga URSS) - Federação Russa
ISBN: 9788525052896
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.5 cm x 20.3 cm x 26.5 cm
Peso: 215 g
Páginas: 40

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC

Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania

TIPOS DE LEITURA

Para refletir, Para se emocionar

GÊNEROS

Realismo crítico, Conto

ASSUNTOS

Cachorro, Exploração, Animais, Gato, Pobreza, Estações do Ano, Circo, Sobrevivência, Animal de estimação, Bicho de estimação, Crise Econômica, Porco, Ganso, Fidelidade, Inverno, Neve

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO

Universo dos Leitores - Cachtánca, Tchekov

Foto do autor Anton Tchékhov
Nasceu em 29 de janeiro de 1860, em Taganrog, na Rússia. Além de escritor era também médico e dramaturgo, sendo considerado um dos maiores contistas de todos os tempos. O autor ficou conhecido não só por suas narrativas, mas também por seus textos dramáticos como A gaivota, que se tornou uma de suas peças mais famosas apesar de ter sido mal recebida pelo público russo em sua estreia.O escritor, que faleceu em Badenweiler, na Alemanha, é um dos maiores nomes do realismo russo. Assim, suas obras são caracterizadas pela ausência de idealização da realidade e dos personagens, que, por meio do fluxo de consciência, se mostram em toda sua complexidade.
leia mais...

Foto do autor Rebeca Luciani
Nascida em La Plata, na Argentina, em 1976, Rebeca Luciani estudou pintura e desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade Nacional de La Plata. Em 2000 viajou para Barcelona para se aprimorar e estudar ilustração. Ministra cursos e workshops onde ensina ilustração em lugares como São Paulo, Santiago e Buenos Aires.Já ganhou vários prêmios com suas obras, nos mais diferentes países, incluindo o White Ravens em 2006 pelos livros The muntanya of them ametistes e Seeking A Mother.
leia mais...