Pegue na mão da sua criança, acomodem-se da maneira mais confortável e se divirtam lendo esse livro juntos. Não tem erro! Vai ter espanto, caras e bocas, curiosidade, questionamentos e aquele risinho de canto de boca no final - porque provavelmente haverá uma certa identificação dos pequenos com o protagonista.
Um astuto guerreiro medieval na companhia de seu cavalo segue em arriscada expedição. No caminho há rio de cobras, ataque de criaturas selvagens, plantas carnívoras gigantes, mas, nada o intimida ou o faz desistir de cumprir sua jornada. Até que uma criatura barra o percurso e toda sua bravura é contrariada.
Renato Moriconi criou uma narrativa visual inteligente, com movimento, as palavras saltam do leitor ao passar de cada página. O subir e descer do garoto em seu cavalo faz muito sentido com o desfecho da história. Uma metáfora divertida para as questões em torno da frustração das crianças. Sinalizá-las sobre os limites, que até mesmo os momentos mais felizes possuem um fim é para além de disciplinador, um ato de amor aos pequenos que estão construindo suas bordas em torno do real.
A propósito, é ou não é a vida esse badalo de emoções? Um sobe e desce contínuo entre obstáculos e vitórias?